Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: http://www.repositorio.ufop.br/jspui/handle/123456789/4754
Título : O habitus a serviço da formação docente e a construção do professor bricoleur : como pode a sociologia da educação ser útil ao futuro professor?
Autor : Cunha, Maria Amália de Almeida
Nunes, Célia Maria Fernandes
Palabras clave : Profissão docente
Sociologia da educação
Formação continuada
Fecha de publicación : 2011
Citación : CUNHA, M. A. de A.; NUNES, C. M. F. O habitus a serviço da formação docente e a construção do professor bricoleur: como pode a sociologia da educação ser útil ao futuro professor?. Revista Tempos e Espaços em Educação, v. 6, p. 9-20, jan./jun. 2011. Disponível em: <http://www.seer.ufs.br/index.php/revtee/article/view/2239/1910>. Acesso em: 23 mar. 2015.
Resumen : Este artigo pretende analisar a contribuição da disciplina Sociologia da Educação nos processos de formação continuada para professores em exercício. Para tanto, recorremos ao uso do conceito de habitus de Bourdieu, entendido aqui como uma gramática geradora das práticas e que pode ser uma ferramenta útil para um trabalho de formação continuada aos professores da educação básica, uma vez que estes, ao desenvolverem uma prática reflexiva e experimentarem rotinas não prescritivas em sua prática, podem romper a distância que separa o mundo da formação inicial e o exercício de sua prática, campo em que emergem as ambiguidades da profissão. Os trabalhos de formação continuada em parceria com a Universidade podem representar o ‘termo ausente’ que faltava na atividade laboral do professor.
metadata.dc.description.abstracten: This article analyzes the contribution of the discipline sociology of education in the processes of continuing education for practicing teachers. To this end, we resorted to the use of Bourdieu’s concept of habitus, understood as a generative grammar of practices that can be a useful tool for work of continuing education for teachers of basic education, since these, in developing a reflective practice routines and try not prescriptive in their practice, may break the distance that separates the world of training and exercise of their practice field in the ambiguities that emerge from the profession. The work of continuing education in partnership with the University may represent the ‘missing word’ missing in the work activity of the teacher.
URI : http://www.repositorio.ufop.br/handle/123456789/4754
metadata.dc.identifier.doi: https://doi.org/10.20952/revtee.v0i0.2239
ISSN : 2358-1425
metadata.dc.rights.license: A Revista Tempos e Espaços em Educação permite cópia e distribuição dos artigos para fins não comerciais. Permite o depósito das versões pré-print e pós-print de um artigo. Fonte: Diadorim <http://diadorim.ibict.br/handle/1/618>. Acesso em: 01 fev. 2017.
Aparece en las colecciones: DEEDU - Artigos publicados em periódicos

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
ARTIGO_HabitusServiçoFormação.pdf192,72 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.