Práticas e produtos ambientalmente sustentáveis : análise do conteúdo das informações veiculadas em revista de circulação no Brasil.

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Data
2008
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Resumo
O estudo apresenta um levantamento de peças publicitárias impressas que utilizaram mensagens com apelo ambiental. Fez-se uma análise de conteúdo destas peças procurando identificar o apelo ambiental explicitado e os setores responsáveis pela veiculação. Foram utilizados exemplares de revista semanal, com ampla circulação nacional. Como forma de delimitação das “propagandas ecológicas” utilizou-se os critérios desenvolvidos por Enéias (2005), considerando os apelos visuais e discursivos da área ambiental, e os usados por Guimarães (2006), quais foram: relação entre produto/serviço e o meio biofísico; promoção de estilo de vida “verde” sem destacar um produto/serviço, e divulgação da imagem responsabilidade ambiental da corporação. A análise foi realizada no período de maio/2005 a abril/2007. Como resultado, o trabalho apresenta um panorama da utilização das estratégias do marketing ambiental no Brasil, mostrando que os setores da economia brasileira que mais se utilizaram destes recursos foram o bancário, o mínero-metalúrgico e o de cosméticos. Observou-se que as instituições estão mais preocupadas com a imagem a ser passada aos consumidores do que em mostrar os atributos ecológicos dos seus produtos. Da pesquisa, contatou-se que o apelo menos utilizado foi aquele que busca em promover o estilo de vida “ecologicamente correto”, normalmente veiculado por Organizações Não Governamentais.
Descrição
Palavras-chave
Marketing ambiental, Peças publicitárias, Apelo ambiental
Citação
DAMASCENO, A. L.; PRADO FILHO; J. F. do; CAMAGOS, S. P. Práticas e produtos ambientalmente sustentáveis: análise do conteúdo das informações veiculadas em revista de circulação no Brasil. GEPROS. Gestão da Produção, Operações e Sistemas, v. 3, p. 11-23, 2008. Disponível em: <http://revista.feb.unesp.br/index.php/gepros/article/view/465>. Acesso em: 15 out. 2014.