Please use this identifier to cite or link to this item: http://www.repositorio.ufop.br/handle/123456789/4751
Title: O Programa Nacional de Alimentação Escolar sob a ótica dos alunos da rede estadual de ensino de Minas Gerais, Brasil.
Other Titles: The Brazilian School Nutrition Program from the standpoint of students attending state schools in Minas Gerais, Brazil.
Authors: Silva, Camilo Adalton Mariano da
Marques, Luciana Araújo
Bonomo, Élido
Bezerra, Olívia Maria de Paula Alves
Correa, Margareth da Silva
Passos, Letícia Siqueira Falce
Souza, Anelise Andrade de
Barros, Betannya França
Souza, Débora Maria Soares de
Reis, Joana Almeida dos
Andrade, Noemi Gonçalves de
Keywords: Public policies
Health program and project evaluation
Alimentação escolar
Estudantes
Issue Date: 2013
Citation: SILVA, C. A. M. da et al. O Programa Nacional de Alimentação Escolar sob a ótica dos alunos da rede estadual de ensino de Minas Gerais, Brasil. Ciência e Saúde Coletiva, v. 18, p. 963-969, 2013. Disponível em: <http://www.scielosp.org/pdf/csc/v18n4/08.pdf>. Acesso em: 08 nov. 2014.
Abstract: O objetivo deste artigo é analisar o Programa de Alimentação Escolar sob a ótica dos alunos atendidos na rede estadual de ensino de Minas Gerais. Trata-se de estudo transversal, qualiquantitativo, com amostra de 1500 alunos, representativa do universo da rede estadual de ensino de Minas Gerais, utilizando questionário semiestruturado analisado por meio de frequência simples, média, desvio padrão, teste exato de Fisher, teste qui-quadrado e regressão logística (p < 0,05; IC 95%). Houve efetiva aceitação de 28,8% e efetiva adesão de 45,1% ao Programa. A aceitação foi significativamente maior entre alunos do sexo masculino e entre aqueles que apresentaram menor consumo de alimentos extrainstitucionais. A aceitação e a adesão foram significativamente maiores entre alunos do grupo etário mais velho e entre aqueles que referiram participar de atividades de Educação Alimentar e Nutricional. No total, 73,5% dos alunos sugeriram melhorias para a Alimentação Escolar. Muitos princípios e diretrizes do programa não estão sendo cumpridos. A aceitação da Alimentação Escolar mostrou-se negativamente influenciada pelo consumo de alimentos extrainstitucionais e positivamente influenciada pelas ações de Educação Alimentar e Nutricional.
URI: http://www.repositorio.ufop.br/handle/123456789/4751
ISSN: 14138123
metadata.dc.rights.license: O periódico Ciência e Saúde Coletiva permite o armazenamento das versões pré-print e pós-print. Fonte: Diadorim <http://diadorim.ibict.br/handle/1/378>. Acesso em: 18 fev. 2014.
Appears in Collections:DENCS - Artigos publicados em periódicos

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
ARTIGO_ProgramaNacionalAlimentação.pdf99,29 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.