Please use this identifier to cite or link to this item: http://www.repositorio.ufop.br/jspui/handle/123456789/4747
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.authorMoura, Francisco de Assis-
dc.date.accessioned2015-03-25T15:57:50Z-
dc.date.available2015-03-25T15:57:50Z-
dc.date.issued2005-
dc.identifier.citationMOURA, F. de A. Um olhar clínico na sala de aula: uma nova metodologia pedagógica? Estilos da Clínica, v. 10, n. 18, p. 36-53, 2005. Disponível em: <http://www.revistas.usp.br/estic/article/view/45991/49616>. Acesso em: 24 mar. 2015.pt_BR
dc.identifier.issn1981-1624-
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufop.br/handle/123456789/4747-
dc.description.abstractO objetivo deste artigo é refletir sobre a importância dos fenômenos inconscientes nos processos educativos. Durante a construção da psicanálise Freud indagou por várias vezes sobre os reais efeitos da função psíquica face aos múltiplos espaços sociais em que o ser humano está inserido: o contexto educacional é um deles. Discutimos de que forma o processo de aprendizagem, nos seus múltiplos entraves, pode fazer o sujeito manifestar-se, levando em conta aspectos subjetivos e intersubjetivos implícitos na relação professor, aluno e conhecimento. Defendemos a idéia de que um olhar clínico sobre o fenômeno educacional escolar é um recurso possível para fazer eclodir o sujeito.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.subjectEducação clínicapt_BR
dc.subjectClínicapt_BR
dc.subjectPsicanálise da educaçãopt_BR
dc.subjectIntersubjetividadept_BR
dc.subjectSubjetividadept_BR
dc.titleUm olhar clínico na sala de aula : uma nova metodologia pedagógica?pt_BR
dc.title.alternativeA clinic’s view in the classroom : a new pedagogical method?pt_BR
dc.typeArtigo publicado em periodicopt_BR
dc.rights.licenseA Revista Estilos da Clinica permite cópia e distribuição dos artigos para fins não comerciais. Permite o depósito da versão pós-print de um artigo. Fonte: Diadorim <http://diadorim.ibict.br/handle/1/424>. Acesso em: 09 nov. 2016.pt_BR
dc.description.abstractenThe aim of this paper is to reflect on the importance of the unconscious phenomena in the educative processes. During the construction of the psychoanalysis, Freud asked himself several times about the real effect of the psychic function faced to the multiple social areas where the human being is: the educational context is one of them. We believe that it forms the learning process, in its multiple impediments that can make the subject manifest, taking in account implicit subjective and inter-subjective aspects in relation to the teachers, pupils and knowledge. We defends the idea that a clinical view on the pertaining of the school educational phenomenon, is a possible way to reveal the subject.-
dc.identifier.doihttps://doi.org/10.11606/issn.1981-1624.v10i18p36-53-
Appears in Collections:DEEDU - Artigos publicados em periódicos

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
ARTIGO_OlharClínicoSala.pdf159,96 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.