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Title: Políticas para educação de jovens e adultos no Brasil : a produção da área nos anos de 2011 e 2012 veiculadas na Anped.
Authors: Araújo, Regina Magna Bonifácio de
Freitas, Angelita Aparecida Azevedo
Nunes, Célia Maria Fernandes
Jardilino, José Rubens Lima
Keywords: Educação de jovens e adultos
Políticas públicas
Formação docente
Issue Date: 2013
Citation: ARAÚJO, R. M. B. de et al. Políticas para educação de jovens e adultos no Brasil : a produção da área nos anos de 2011 e 2012 veiculadas na Anped. Eccos Revista Científica, v. 32, p. 67-84, set./dez. 2013. Disponível em: <http://www4.uninove.br/ojs/index.php/eccos/article/viewFile/4624/2690>. Acesso em: 23 mar. 2015.
Abstract: Este artigo visa apresentar o balanço da produção científica acerca das políticas públicas para a educação de jovens e adultos (EJA) apresentada no Grupo de Trabalho Educação de Pessoas Jovens e Adultos, denominado também como GT 18, da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação (Anped), nos anos de 2011 e 2012. Para realização deste trabalho, foram consultados todos os resumos dos textos submetidos ao GT 18, no período mencionado, totalizando 32 produções e foi feita leitura na íntegra dos trabalhos considerados com potencial para esta pesquisa. Algumas pesquisas foram empreendidas com o intuito de mapear as políticas públicas para educação de jovens e adultos no Brasil. Os trabalhos denominados Estado da Arte e Estado do Conhecimento têm sido recorrentes em várias áreas do conhecimento. Dentre eles destacamos os de Ventura (2008), Santos e Viana (2011) e Araújo e Jardilino (2011). O artigo que ora se apresenta se insere neste tipo de pesquisa, dada a sua importância e relevância. A partir dos trabalhos apresentados, percebem-se algumas continuidades no que foi constatado nas pesquisas anteriores, como também algumas alterações. Chama a atenção o número reduzido de pesquisas apresentadas na Anped, GT 18, que trataram do financiamento da educação de jovens e adultos. Percebeu-se também uma continuidade quanto ao aumento da quantidade de produções sobre os programas federais para a EJA, especialmente o Proeja. A pesquisa constata um interesse crescente da academia por compreender, analisar e até mesmo intervir neste meio, buscando melhorias para as políticas de oferta da educação de jovens e adultos em nosso país. _____________________________________________________________________________
ABSTRACT: This article presents an take stock of scientific production on public policies for the education of youth and adults (EJA) presented in the working group “education of the youth and adults”, in the National Association of Graduate Studies and Research in Education (Anped), in the years 2011 and 2012. For this study, were consulted all the summaries of the texts submitted to the working group referred, in mentioned period, totaling 32 productions and reading was taken in full of works considered the potential for this research. Some research has been undertaken in order to map the public policies for education of youth and adults in Brazil. The work called state of the art and state of knowledge have been recurrent in various fields of knowledge. Among them include Ventura (2008), Santos and Viana (2011) and Araújo and Jardilino (2011). The article presented here is included in this type of research, given its importance and relevance. From the work presented, realize yourself some continuities in what was found in previous research, as well as some changes. Note the reduced number of re-search presented in Anped, working group 18, which dealt with the financing of youth and adult education. Also noticed a continuity in increasing the amount of production on federal programs for adult education, especially “PROEJA”. The survey finds a grow-ing interest by the academy understand, analyze and even intervene in this environment, seeking improvements to policies offer adult and youth education in our country.
URI: http://www.repositorio.ufop.br/handle/123456789/4722
ISSN: 19839278
metadata.dc.rights.license: Disponível sob Licença Creative Commons Attribution 3.0 que permite copiar, distribuir, transmitir e adaptar o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Fonte: EccoS – Revista Científica <http://www4.uninove.br/ojs/index.php/eccos>. Acesso em: 12 mar. 2015.
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