Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufop.br/jspui/handle/123456789/4655
Título: Associação entre medidas antropométricas, de composição corporal, bioquímicas e de consumo alimentar em indivíduos com excesso de peso.
Título(s) alternativo(s): Association between anthropometric and biochemical measures, body composition and food intake in overweight individuals.
Autor(es): Ramos, Camila de Oliveira
Gomes, Arthur da Silva
Previato, Helena Dória Ribeiro de Andrade
Volp, Ana Carolina Pinheiro
Palavras-chave: Estado nutricional
Consumo de alimentos
Body composition
Estado nutricional
Consumo de alimentos
Data do documento: 2013
Referência: RAMOS, C. de O. et al. Associação entre medidas antropométricas, de composição corporal, bioquímicas e de consumo alimentar em indivíduos com excesso de peso. Revista Brasileira em Promoção da Saúde, v. 26, p. 157-165, 2013. Disponível em: <https://periodicos.unifor.br/RBPS/article/view/2893>. Acesso em: 08 nov. 2014.
Resumo: Avaliar a associação entre medidas antropométricas, de composição corporal, bioquímicas e de consumo alimentar em indivíduos com excesso de peso. Métodos: Estudo do tipo transversal, com amostra de conveniência composta por 31 indivíduos, com idade entre 19 e 59 anos. Foram realizadas avaliações antropométricas, bioquímicas e análise da composição da dieta. Após, foi calculado o índice de qualidade da dieta (IQD). Na análise estatística, o teste de Shapiro-Wilk verificou a distribuição das variáveis, Wilcoxon-Mann- Whitney-U as diferenças entre as variáveis e correlação de Spearman/Pearson rastreou a associação entre os valores. Foi adotado um p com 5% de probabilidade. Resultados: A análise da composição da dieta permitiu observar uma média de consumo acima das Dietary Reference Intakes para carboidrato (323,31±33,11g), proteína (80,15±29,84g), lipídeo (77,42±31,87g) e sódio (2896,99±1119,05mg). Os valores para o IQD variaram entre 2 e 12 pontos, apresentando valor médio de 6,5±2,2. Foram encontradas correlações entre IQD e prega cutânea suprailíaca, colesterol total, e LDL-c (mg/dL), dentre outras. Conclusão: A amostra estudada apresentou um perfil de ingestão alimentar composto por alimentos ricos em carboidratos, lipídeos e sódio. A elevada média da pontuação do IQD (dieta pobre) reflete a importância de medidas de intervenção visando à melhoria do padrão alimentar desses indivíduos.
URI: http://www.repositorio.ufop.br/handle/123456789/4655
ISSN: 0103-2828
Licença: Os trabalhos publicados na Revista Brasileira em Promoção da Saúde estão sob uma Licença Creative Commons que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que sejam citados o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta. Fonte: Revista Brasileira em Promoção da Saúde <http://ojs.unifor.br/index.php/RBPS/article/view/555>. Acesso em: 19 jan. 2017.
Aparece nas coleções:DENCS - Artigos publicados em periódicos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
ARTIGO_AssociaçãoMedidasAntropométricas.pdf428,62 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.