Estudo farmacoeconômico por análise de minimização de custos dos equivalentes terapêuticos em um hospital privado de Belo Horizonte/MG, Brasil.

Nenhuma Miniatura disponível
Data
2014
Título da Revista
ISSN da Revista
Título de Volume
Editor
Resumo
Estudos farmacoeconômicos dão suporte aos profissionais de saúde na seleção de medicamentos de uso hospitalar e têm importância para a tomada de decisões no processo de aquisição. Foi utilizada a Análise de Minimização de Custos (AMC) para demonstrar que a adoção de equivalentes terapêuticos (ET) promove significativa redução dos custos de medicamentos incluídos no formulário farmacoterapêutico de um hospital privado de alta complexidade. A pesquisa foi realizada em duas etapas: 1) Estudo dos ET considerados pelo hospital como alternativas terapêuticas; 2) AMC dos ET que possuem estudos comparativos de equivalência terapêutica. Dentre as especialidades farmacêuticas apontadas como equivalentes, 55,7% possuíam estudos científicos comprobatórios de equivalência. As diferenças de custos de aquisição mensal para estes ET representam uma redução potencial de 34,25%. Este estudo baseado em AMC com a seleção de Alternativas terapêuticas menos onerosos gera uma economia nos gastos com fármacos e pode levar a uma maior segurança na utilização dos mesmos quando realizado Análise de Minimização de Custos (AMC).
Descrição
Programa de Pós-Graduação em Ciências Farmacêuticas. CIPHARMA, Escola de Farmácia, Universidade Federal de Ouro Preto.
Palavras-chave
Medicamentos, Medicamentos - utilização, Análise de valor - controle de custo, Medicamentos - equivalência terapêutica
Citação
SILVA, Wânia Cristina da. Estudo farmacoeconômico por análise de minimização de custos dos equivalentes terapêuticos em um hospital privado de Belo Horizonte/MG, Brasil. 2014. 75 f. Dissertação (Mestrado em Ciências Farmacêuticas) – Escola de Farmácia, Universidade Federal de Ouro Preto, Ouro Preto, 2014.