Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufop.br/jspui/handle/123456789/4444
Título: GLUE : um modelo de Clusterização utilizando mobilidade.
Autor(es): Silva, Fernando Augusto Medeiros
Orientador(es): Oliveira, Ricardo Augusto Rabelo
Palavras-chave: Teleinformática
Sistemas de comunicação sem fio
Computação móvel
Data do documento: 2013
Referência: SILVA, Fernando Augusto Medeiros. GLUE: um modelo de Clusterização utilizando mobilidade. 2013. 83 f. Dissertação (Mestrado em Ciência da Computação) - Instituto de Ciências Exatas e Biológicas, Universidade Federal de Ouro Preto, Ouro Preto, 2014.
Resumo: O uso de clusters em MANETs é comum em situações de roteamento e entrega de conteúdo. O aumento do uso de smartphones com suporte a comunicação ponto a ponto, em especial o WiFi Direct, justifica o uso de algoritmos de clusterização adaptados a esses dispositivos e seus casos de uso. Em um cenário de turistas utilizando smartphones em visitação a pontos de interesse, podemos esperar comportamentos de cooperação entre os usuários. Nós propomos um algoritmo de clusterização que se utiliza do padrão de mobilidade apresentado por esse cenário. O GLUE utiliza a informação de movimentação para a formação quanto para a manutenção de Clusters de dispositivo. Diferente dos métodos analisados, nosso método provê suporte a fusão de clusters e reafiliação baseada no histórico de mobilidade dos nós. Realizamos experimentos medindo o número de clusters formados e estabilidade em cenários com 30, 60 e 90 nós com padrão de mobilidade RWP, RPGM e combinação dos dois. Demonstramos a superioridade do nosso método na relação menor número de clusters/estabilidade nos cenários com padrão RPGM e RPGM com RWP.
Descrição: Programa de Pós-Graduação em Ciência da Computação. Departamento de Ciência da Computação, Instituto de Ciências Exatas e Biológicas, Universidade Federal de Ouro Preto.
URI: http://www.repositorio.ufop.br/handle/123456789/4444
Licença: Autorização concedida ao Repositório Institucional da UFOP pelo autor, 05/02/2015, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 3.0, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante.
Aparece nas coleções:PPGCC - Mestrado (Dissertações)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
DISSERTAÇÃO_GLUEModeloClusterização.pdf5,09 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons