Please use this identifier to cite or link to this item: http://www.repositorio.ufop.br/handle/123456789/4389
Title: Uma heurística para o planejamento operacional de lavra com alocação dinâmica de caminhões.
Other Titles: A heuristic for the open-pit mining operational planning problem with dynamic truck allocation.
Authors: Araújo, Francisco César Rodrigues de
Souza, Marcone Jamilson Freitas
Keywords: Planejamento operacional de lavra em minas a céu aberto
Alocação de caminhões
Iterated local search
Descida em vizinhança variável
Metaeurísticas
Issue Date: 2011
Citation: ARAÚJO, F. C. R. de; SOUZA, M. J. F. Uma heurística para o planejamento operacional de lavra com alocação dinâmica de caminhões. REM. Revista Escola de Minas, v. 64, n. 1, p. 69-76, jan./mar. 2011. Disponível em: <http://www.scielo.br/pdf/rem/v64n1/a09v64n1.pdf>. Acesso em: 23 jan. 2015.
Abstract: Esse trabalho trata do planejamento operacional de lavra em minas a céu aberto com alocação dinâmica de caminhões. Esse problema consiste em determinar o número de viagens que cada caminhão deve fazer a cada frente de lavra, bem como decidir em quais frentes de lavra alocar as carregadeiras, de sorte a atender as metas de produção e qualidade requeridas para o minério a ser produzido, fazendo o melhor aproveitamento da frota de veículos disponível. Dada sua complexidade combinatória, o problema é resolvido por meio de um algoritmo heurístico baseado na metaeurística Iterated Local Search. O algoritmo proposto é testado usando-se dados reais e seus resultados são comparados com aqueles encontrados pelo otimizador LINGO aplicado a um modelo de programação matemática. ______________________________________________________________________________________________
ABSTRACT: This work addresses open-pit mining operational planning with dynamic truck allocation. The problem involves determining the number of trips that each mining truck would do to each mining face, as well as deciding to which face the shovels are to be allocated, in order to meet the production and quality targets, and to achieve the best utilization of the available fleet. Due to the combinatorial complexity of the problem, it is solved using a heuristic algorithm based on the Iterated Local Search metaheuristic. The proposed algorithm is tested using real data and the results are compared against those produced by a LINGO-based mathematical programming model.
URI: http://www.repositorio.ufop.br/handle/123456789/4389
ISSN: 18070353
metadata.dc.rights.license: A Revista Escola de Minas – REM - autoriza o depósito de cópia de artigos dos professores e alunos da UFOP no Repositório Institucional da UFOP. Contato via email em: 12 set. 2013.
Appears in Collections:DECOM - Artigos publicados em periódicos

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
ARTIGO_HeurísticaPlanejamentoOperacional.pdf1,07 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.