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Título: O método ArcGenx para programação de ônibus urbano e interação com a tabela de horários.
Autor(es): Silva, Gustavo Peixoto
Gualda, Nicolau Dionísio Fares
Data do documento: 2009
Referência: SILVA, G. P.; GUALDA, N. D. F. O método ArcGenx para programação de ônibus urbano e interação com a tabela de horários. Transportes, Rio de Janeiro, v. 17, n. 1, p. 53-61, jun. 2009. Disaponível em: <http://www.revistatransportes.org.br/anpet/article/view/76/64>. Acesso em: 22 jan. 2015.
Resumo: Neste trabalho é apresentada uma versão estendida do método ArcGen, denominada ArcGenX, a qual corresponde a uma incorporação de arcos de auto-atribuição à rede representativa do problema de programação de veículos. O método ArcGen, na forma originalmente apresentada pelos autores, consiste em representar o Problema de Programação de Veículos (PPV) como um problema de circulação numa rede capacitada e resolvê-lo utilizando o algoritmo Out-of-Kilter associado a um processo de geração de arcos. A extensão proposta permite identificar viagens previstas na tabela de horários, cuja eliminação leva à redução da frota de veículos e dos custos operacionais envolvidos. Também permite realizar análises de sensibilidade advindas da flexibilização dos tempos de parada nos terminais. Exemplos de aplicação a casos reais de empresas brasileiras de ônibus são apresentados, com detalhes sobre as consequências para a programação dos veículos e as reduções da frota.
Resumo em outra língua: This paper presents an extended version of the ArcGen method, called ArcGenX, that incorporates self-attribution arcs to the network representing the vehicle scheduling problem. The method ArcGen, in its original form presented by the authors, consists of representing the Vehicle Scheduling Problem (VSP) as a circulation problem related to a capacitated network and solving it with an arc generation procedure associated to the Out-of-Kilter Algorithm. The proposed extension allows to identifying the fleet and operational costs reduction that can be achieved by eliminating some specific trips of the original timetable. It also allows for sensitivity analyses related to terminal time flexibility. The proposed method was applied to real Brazilian bus cases. Details on the analyses and on the consequences to the vehicle schedules and to fleet reductions are presented.
URI: http://www.repositorio.ufop.br/handle/123456789/4373
DOI: https://doi.org/10.14295/transportes.v17i1.76
ISSN: 2237-1346
Licença: Os trabalhos publicados na Transportes estão sob Licença Creative Commons que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que sejam citados o autor e o licenciante. Não permite o uso para fins comerciais. Fonte: Transportes <http://www.revistatransportes.org.br/anpet/about/submissions#copyrightNotice>. Acesso em: 02 fev.2017.
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