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dc.contributor.authorReis, Luciana Paula-
dc.contributor.authorLadeira, Marcelo Bronzo-
dc.contributor.authorCheng, Lin Chi-
dc.contributor.authorCorrea, Felipe Dolabela-
dc.contributor.authorIsrael, Mário Santiago-
dc.date.accessioned2015-01-22T15:10:10Z-
dc.date.available2015-01-22T15:10:10Z-
dc.date.issued2012-
dc.identifier.citationREIS, L. P. et al. Processo decisório de auxílio à definição de posicionamento mercadológico. Pesquisa & Desenvolvimento em Engenharia de Produção, Itajubá, v. 10, n. 1, p. 109-125, 2012. Disponível em: <http://www.revista-ped.unifei.edu.br/documentos/V10N01/10-0412-V10-N1-2012.pdf>. Acesso em: 15 jan. 2015.pt_BR
dc.identifier.issn1679-5830-
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufop.br/handle/123456789/4345-
dc.description.abstractDentre as várias decisões a serem tomadas para a definição do modelo de negócio durante o surgimento de Empresas de Base Tecnológica (EBT) de Origem Acadêmica (OA) encontra-se a definição do posicionamento mercadológico. A decisão quanto ao posicionamento adotar consiste em decisões mercadológicas para indicar o lugar que a empresa, a marca e seus produtos ocuparão em uma dada indústria e para determinar o segmento de mercado que trará retornos significativos. A tomada de decisão para a definição do posicionamento mercadológico pode ser orientada pela aplicação de métodos como o Analytic Hierarchy Process (AHP), método de auxilio à tomada de decisão baseado em analise de multicritérios hierarquizados. Assim, o presente estudo tem como objetivo estruturar um processo de auxilio à tomada de decisão para a definição do posicionamento mercadológico a ser adotado por uma EBT que deseja explorar uma tecnologia de descontaminação de efluentes da indústria farmacêutica. A estratégia metodológica utilizada foi a pesquisa-ação. Foi também aplicada a técnica de grupo focal para o levantamento e analise dos dados coletados que alimentaram a estrutura do método AHP. Dessa forma, foi possível definir um posicionamento mercadológico para explorar a tecnologia desenvolvida. Como resultado da pesquisa, espera-se identificar critérios relevantes que possam contribuir para a estruturação de um processo de tomada de decisão para a escolha do posicionamento mercadológico das empresas, posicionamento este importante para a diferenciação do negocio e obtenção de vantagens competitivas.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.subjectEmpresa tecnológicapt_BR
dc.subjectPosicionamento mercadológicopt_BR
dc.subjectProcesso decisóriopt_BR
dc.titleProcesso decisório de auxílio à definição de posicionamento mercadológico.pt_BR
dc.title.alternativeDecision making in aid of the definition market positioning.pt_BR
dc.typeArtigo publicado em periodicopt_BR
dc.rights.licenseA Revista Pesquisa & Desenvolvimento em Engenharia de Produção autoriza o depósito de cópia de artigos dos professores e alunos da UFOP no Repositório Institucional da UFOP. Contato via e-mail em 14/01/2015.pt_BR
dc.description.abstractenAmong the many decisions to be made to define the business model for the emergence of academic spinoffs is the definition of market positioning. The decision regarding placement is to take marketing decisions to indicate the place that the company, the brand and its products occupy in a given industry and to determine the market segment that will bring significant returns. The decision to define the positioning of the business market can be oriented by applying methods such as Analytic Hierarchy Process (AHP) method to aid decision making based on analysis of advanced hierarchical. Thus, this study aims to design a process to aid decision making for the definition of market positioning to be adopted by an spinoff who want to exploit a technology for the decontamination of effluents from the pharmaceutical industry. The strategy used was action research. It was also applied to the focus group technique to survey and analyze the data collected to feed the structure of the AHP. Thus, it was possible to define a market positioning to exploit the technology developed. As a result of research, is expected to identify relevant criteria that may contribute to the structuring of a decision-making process for choosing the market positioning of companies, positioning this important for the differentiation of the business and achieve competitive advantages.-
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