As práticas de escolarização em duas gerações das camadas populares de Mariana/Minas Gerais : afinal, o que nos dizem as memórias?

Nenhuma Miniatura disponível
Data
2013
Título da Revista
ISSN da Revista
Título de Volume
Editor
Resumo
A dissertação ora apresentada é fruto de uma investigação feita com duas gerações da mesma família, pais e filhos adultos em bairros da periferia de uma pequena cidade do interior de Minas Gerais. Sabe-se que na família, de uma geração a outra, são passadas inclinações, práticas e disposições. O objetivo principal do estudo é conhecer as mudanças e permanências nas práticas cotidianas de apoio à escolarização dos filhos em cada uma dessas gerações. Para isso, optou-se pela abordagem qualitativa e pela metodologia da história oral temática a fim de perceber a memória de pais e filhos em relação à sua vivência escolar, o meio em que vivem e o papel da família e da comunidade nesse contexto. Os resultados mostraram, entre outras coisas, que de uma geração à outra muito mudou. A escola, embora tenha sido valorizada na geração dos mais velhos, hoje tem ocupado papel central na vida das famílias jovens. No entanto, as experiências de fracasso observadas entre as gerações e as pessoas próximas, além da falta de conhecimento dos “caminhos” escolares, acabaram por ampliar as barreiras de possibilidades de possíveis êxitos no ensino formal. Se na geração dos pais os castigos físicos eram recorrentes e a autoridade do professor era incontestável, na geração dos jovens preza-se o diálogo e o professor já não é associado ao saber inquestionável.
Descrição
Programa de Pós-Graduação em Educação. Departamento de Educação, Instituto de Ciências Humanas e Sociais, Universidade Federal de Ouro Preto.
Palavras-chave
Educação, Familia, Escola, Memória
Citação
PRADO, G. B. As práticas de escolarização em duas gerações das camadas populares de Mariana/Minas Gerais : afinal, o que nos dizem as memórias? 2013. 103 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Instituto de Ciências Humanas e Sociais, Universidade Federal de Ouro Preto, Mariana, 2013.