A produção de conhecimento matemático acerca de funções de duas variáveis em um coletivo de seres-humanos-com-mídias.

Nenhuma Miniatura disponível
Data
2014
Título da Revista
ISSN da Revista
Título de Volume
Editor
Resumo
A presente pesquisa teve o objetivo de investigar a produção de ideias matemáticas acerca de funções de duas variáveis em um coletivo de seres humanos-com-mídias. Esta pesquisa apoia-se no constructo teórico seres-humanos-com-mídias, descrito por Borba e Villarreal (2005). Para este proposito, foram realizadas atividades relacionadas a temas inseridos no cálculo de funções de várias variáveis, versando principalmente sobre gráficos e domínio de funções de duas variáveis, curvas de nível, derivadas parciais e extremos. Tais atividades foram criadas para a utilização dos recursos oferecidos pelo software MAXIMA, considerando-se suas possibilidades e limitações, incluindo as potencialidades da visualização. Também foram pensadas de modo a favorecer a transição de cálculo de uma para várias variáveis. Esta pesquisa foi realizada em uma turma de engenharia na disciplina de Cálculo Diferencial e Integral III. Pelas suas características, trata-se de uma pesquisa com abordagem qualitativa na qual foram utilizados como instrumentos para a coleta dos dados: questionários, registros do desenvolvimento das atividades realizadas pelos estudantes e anotações do diário de campo do pesquisador. A análise dos dados fornece indícios de que existiu produção de conhecimento acerca dos temas abordados, sendo que cada mídia teve sua importância e influência nessa produção.
Descrição
Programa de Pós-Graduação em Educação Matemática. Departamento de Matemática, Instituto de Ciências Exatas e Biológicas, Universidade Federal de Ouro Preto.
Palavras-chave
Software de aplicação, Funções de variáveis complexas, Cálculo, Multimídia interativa
Citação
OLIVEIRA, F. L. de. A produção de conhecimento matemático acerca de funções de duas variáveis em um coletivo de seres-humanos-com-mídias. 2014. 151 f. Dissertação (Mestrado em Educação Matemática) – Instituto de Ciências Exatas e Biológicas, Universidade Federal de Ouro Preto, Ouro Preto, 2014.