Please use this identifier to cite or link to this item: http://www.repositorio.ufop.br/handle/123456789/3843
Title: Intercâmbios culturais e a formação acadêmica de estudantes do curso de Secretariado Executivo Trilíngue da UFV.
Other Titles: Exchanges and cultural education student travel of Trilingual Executive Secretariat of UFV.
Authors: Reis, Lívia Lacerda
Brito, Lélis Maia de
Vieira, Marcelo Mendonça
Silva, Lara Lúcia da
Keywords: Intecâmbio cultural
Secretariado Executivo
Empregabilidade
Issue Date: 2013
Citation: REIS, L. L. et al. Intercâmbios culturais e a formação acadêmica de estudantes do curso de Secretariado Executivo Trilíngue da UFV. Revista Expectativa, Cascavel, v. 12, n. 12, p. 55-76, jan./dez. 2013. Disponível em: <http://e-revista.unioeste.br/index.php/expectativa/article/viewArticle/8522>. Acesso em: 02 out. 2014.
Abstract: A presente pesquisa analisou a relação entre a participação em programas de intercâmbio e a formação acadêmica da turma de 2007 do curso Secretariado Executivo Trilíngue da Universidade Federal de Viçosa (UFV). Trata-se de um estudo de caso que teve como objetivo discutir a importância desta experiência para a complementação da formação acadêmica, bem como os principais objetivos destes estudantes ao se submeterem a programas de intercâmbio, além de apontar as habilidades desenvolvidas neste período ligadas ao profissional de secretariado executivo. Foram identificados os programas realizados por estes estudantes e os pontos positivos e negativos desta experiência internacional, bem como a influência que esta teve na empregabilidade destes alunos. Por meio da análise dos dados, foi possível constatar que o intercâmbio é uma atividade extracurricular que atua positivamente na formação destes futuros profissionais, uma vez que, através deste, os estudantes desenvolvem habilidades exigidas pelo mercado de trabalho atual, como a fluência em outro idioma, a flexibilidade, o trabalho em grupo e o conhecimento de outras culturas.
metadata.dc.description.abstracten: The present study analyzed the relationship between participation in exchange programs and academic training in the class of 2007, of the Trilingual Executive Secretary Program, at Federal University of Viçosa (UFV). This case study aimed to discuss the importance of this experience in complementing academic training, as well as the main objectives that these students had when deciding to undergo exchange programs, besides identifying the skills developed during the program, which related to executive secretarial professionals. It was identified the programs undertaken by these students and the positives and negatives points of this international experience, as well as their influence in the employability of these students. Through data analysis, it was possible to observe that the exchange program is an extracurricular activity that acts positively on the training of future professionals. As a result, students develop skills required by today's job market, such as fluency in another language, flexibility, teamwork and knowledge of other cultures.
URI: http://www.repositorio.ufop.br/handle/123456789/3843
ISSN: 1982-3029
metadata.dc.rights.license: A Revista Expectativa permite cópia e distribuição dos artigos para fins não comerciais. Permite o depósito da versão pós-print de um artigo. Fonte: Diadorim <http://diadorim.ibict.br/handle/1/608>. Acesso em: 02 out. 2014.
Appears in Collections:DEGEP - Artigos publicados em periódicos

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
ARTIGO_IntercâmbiosCulturaisFormação.pdf476,37 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.