Please use this identifier to cite or link to this item: http://www.repositorio.ufop.br/handle/123456789/3736
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.authorRosa, Milton-
dc.contributor.authorOrey, Daniel Clark-
dc.date.accessioned2014-11-10T16:31:34Z-
dc.date.available2014-11-10T16:31:34Z-
dc.date.issued2010-
dc.identifier.citationROSA, M.; OREY, D. C. Ethnomodeling as a pedagogical tool for the ethnomathematics program. Revista Latinoamericana de Etnomatemática, San Juan de Pasto, v. 3, n. 3, p. 14-23, 2010. Disponível em: <http://www.revista.etnomatematica.org/index.php/RLE/article/view/25/25>. Acesso em: 22 set. 2014.pt_BR
dc.identifier.issn2011-5474-
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufop.br/handle/123456789/3736-
dc.description.abstractA matemática utilizada fora da escola pode ser considerada como um processo de etnomodelagem e não como um mero processo de manipulação de números e prodecimentos. A aplicação das técnicas da etnomatemática e das ferramentas da modelagem permite a visualização de uma realidade diferente ao favorecer a introspecção sobre matemática que é realizada de uma maneira holística. Nesta perspectiva, a abordagem pedagógica que conecta os aspectos culturais da matemática com os seus aspectos acadêmicos é denominada etnomodelagem, que é um processo de tradução e elaboração dos problemas e questionamentos que são retirados dos sistemas que são parte da realidade dos alunos.pt_BR
dc.language.isoen_USpt_BR
dc.subjectEthnomathematicspt_BR
dc.subjectEthnomodelingpt_BR
dc.subjectHolisticpt_BR
dc.subjectMathematics educationpt_BR
dc.subjectModelingpt_BR
dc.titleEthnomodeling as a pedagogical tool for the ethnomathematics program.pt_BR
dc.title.alternativeA etnomodelagem como uma ferramenta pedagógica para o programa etnomatemática.pt_BR
dc.typeArtigo publicado em periodicopt_BR
dc.rights.licenseTodos los contenidos de la Revista Latinoamericana de Etnomatemática se publican bajo la licencia de la Red Latinoamericana de Etnomatemática y el Departamento de Matemáticas y Estadística de la Universidad de Nariño y pueden ser usados gratuitamente para fines no comerciales, dando los créditos a los autores y a la Revista, como lo establece esta licencia. Fonte: Revista Latinoamericana de Etnomatemática <http://www.revista.etnomatematica.org/index.php/RLE/about/submissions#copyrightNotice>. Acesso em: 05 set. 2014.pt_BR
dc.description.abstractenMathematics used outside of the school may be considered as a process of ethnomodeling rather than a mere process of manipulation of numbers and procedures. The application of ethnomathematical techniques and the tools of modeling allow us to see a different reality and give us insight into mathematics done in a holistic way. In this perspective, the pedagogical approach that connects the cultural aspects of mathematics with its academic aspects is denominated ethnomodeling, which is a process of translation and elaboration of problems and questions taken from systems that are part of the students’ reality.-
Appears in Collections:DEGEP - Artigos publicados em periódicos

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
ARTIGO_EthnomodelingPedagogicalTool.pdf173,4 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.