Please use this identifier to cite or link to this item: http://www.repositorio.ufop.br/handle/123456789/3710
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.authorOliveira, Davidson Paulo Azevedo-
dc.contributor.authorViana, Marger da Conceição Ventura-
dc.contributor.authorRosa, Milton-
dc.date.accessioned2014-11-07T12:36:11Z-
dc.date.available2014-11-07T12:36:11Z-
dc.date.issued2013-
dc.identifier.citationOLIVEIRA, D. P. A; VIANA, M. da C. V.; ROSA, M. Um pouco de história das funções : algumas sugestões de atividades práticas para a sala de aula. Bolema - Boletim de Educação Matemática, Rio Claro, v. 27, n. 2, p. 513-529, ago. 2013. Disponível em: <http://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/bolema/article/view/6256/5833>. Acesso em: 02 out. 2014.pt_BR
dc.identifier.issn1980-4415-
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufop.br/handle/123456789/3710-
dc.description.abstractEste artigo apresenta o produto educacional, um Caderno de Sugestões para a elaboração de atividades matemáticas pelos professores, que se originou de uma dissertação de Mestrado Profissional em Educação Matemática defendida na UFOP. Esse estudo foi embasado em três teorias da Educação: a História da Matemática, os Fundos de Conhecimentos e a Pedagogia Culturalmente Relevante. Assim, descrevemos brevemente a estrutura desse caderno, as teorias que o fundamentaram, os objetivos que nortearam a sua elaboração, as maneiras de divulgação desse produto educacional e algumas considerações em relação ao desenvolvimento das atividades matemáticas curriculares que foram desenvolvidas com os participantes desse estudo.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.subjectHistória da matemáticapt_BR
dc.subjectProduto educacionalpt_BR
dc.subjectFundos de conhecimentopt_BR
dc.subjectPedagogia culturalmente relevantept_BR
dc.titleUm pouco de história das funções : algumas sugestões de atividades práticas para a sala de aula.pt_BR
dc.title.alternativeA short history of functions: some suggestions for practical activities in the classroom.pt_BR
dc.typeArtigo publicado em periodicopt_BR
dc.rights.licenseDisponível sob Licença Creative Commons do tipo atribuição CC BY-NC-ND 2.5 BR, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que sejam citados o autor e o licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação. Fonte: Bolema <http://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/bolema/index>. Acesso em: 29 set. 2014.pt_BR
dc.description.abstractenThis article discusses the development of a booklet of suggestions for the development of mathematical activities for teachers. This work originated from a study conducted as part of a professional master’s thesis in mathematics education. The theoretical basis for the study draws on three theories from the field education: mathematics history, the funds of knowledge and culturally relevant pedagogy. Here we describe the structure of the booklet, the theories on which it is based, the goals that guided its development, the dissemination of the educational material, and considerations regarding the development of mathematics-based curricular activities.-
dc.identifier.doihttp://dx.doi.org/10.1590/S0103-636X2013000300012-
Appears in Collections:DEGEP - Artigos publicados em periódicos

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
ARTIGO_PoucoHistóriaFunções.pdf935,95 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.