Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufop.br/jspui/handle/123456789/3677
Registro completo de metadados
Campo Dublin CoreValorIdioma
dc.contributor.authorBrito, Lélis Maia de-
dc.contributor.authorGiuberti Júnior, José Renato-
dc.contributor.authorGomes, Silvane Guimarães Silva-
dc.contributor.authorMota, João Batista-
dc.date.accessioned2014-11-04T16:37:57Z-
dc.date.available2014-11-04T16:37:57Z-
dc.date.issued2013-
dc.identifier.citationBRITO, L. M. de et al. Ambientes virtuais de aprendizagem como ferramentas de apoio em cursos presenciais e a distância. RENOTE - Revista Novas Tecnologias na Educação, v. 11, n. 1, p. 1-10, jul. 2013. Disponível em: <http://seer.ufrgs.br/renote/article/view/41630>. Acesso em: 01 out. 2014.pt_BR
dc.identifier.issn1679-1916-
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufop.br/handle/123456789/3677-
dc.description.abstractAs tecnologias vêm sendo incorporadas na educação presencial e a distância com o objetivo de enriquecer o processo de ensino-aprendizagem. Uma dessas inovações compreende-se nos ambientes virtuais de aprendizagem (AVAs), que são espaços virtuais nos quais os usuários, os educadores e os educandos podem interagir por meio de diversas ferramentas. A ideia é a de que esses ambientes criem novas possibilidades de aprendizagem ao aluno em face às mudanças tecnológicas que vêm ocorrendo na sociedade. Dessa forma, o objetivo deste trabalho foi discutir sobre a importância dessas tecnologias no processo de ensino-aprendizagem e apresentar um caso específico de ambiente virtual, o PVANet, da Universidade Federal de Viçosa. A utilização desse ambiente tem sido ampla em cursos presenciais e a distância atendendo às perspectivas de usabilidade e interatividade dispondo das principais ferramentas de interação entre os usuários. Foi possível apontar situações no processo de ensino aprendizagem que atende às perspectivas de usabilidade e interatividade possibilitando interação entre professor e estudante. Assim como, percebeu-se que a inserção de novas interfaces no AVA possibilitaria a reorganização da metodologia de ensino a partir da seleção dos meios mais apropriados para determinada situação de ensino-aprendizagem.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.subjectEducaçãopt_BR
dc.subjectTecnologiapt_BR
dc.subjectAmbiente virtual de aprendizagempt_BR
dc.titleAmbientes virtuais de aprendizagem como ferramentas de apoio em cursos presenciais e a distância.pt_BR
dc.title.alternativeVirtual learning environments as support tools in classroom and distance courses.pt_BR
dc.typeArtigo publicado em periodicopt_BR
dc.rights.licenseDisponível sob Licença Creative Commons Attribution 3.0 (CC BY 3.0) que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação. Fonte: Revista Renote <http://seer.ufrgs.br/index.php/renote/index>. Acesso em: 18 nov. 2013.pt_BR
dc.description.abstractenThe technologies are being used in education and distance learning with the objective to enrich the teaching-learning process. One such innovation is understood in virtual learning environments (VLEs), which are virtual spaces where users, educators and students can interact through various tools. The idea is that these virtual learning environments create new learning opportunities to students according to the technological changes which are changing the society. Thus, the aim of this study was discuss the importance of these technologies in the teaching-learning process and present a specific case of the virtual learning environment, the PVANet, by Federal University of Viçosa. The use of this virtual environment has been wide in distance and classroom courses answer the prospects of usability and interactivity using the main interaction tools between the users. It was possible identify situations in the learning process which meets the perspectives of usability and interactivity enabling interaction between teacher and student. Thus, was observed that the insertion of new interfaces in AVA enable reorganizing the teaching methodology from the selection of the most appropriate for a given situation of teaching and learning.-
dc.identifier.doihttps://doi.org/10.22456/1679-1916.41630-
Aparece nas coleções:DEGEP - Artigos publicados em periódicos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
ARTIGO_AmbientesVirtuaisAprendizagem.pdf295,84 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.