Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: http://www.repositorio.ufop.br/jspui/handle/123456789/3648
Título : Nem physis, nem psyché : o papel da estrutura no reordenamento epistêmico da psicanálise.
Autor : Iannini, Gilson de Paulo Moreira
Palabras clave : Lacan
Estrutura
Psicanálise
História das ciências
Koyré
Fecha de publicación : 2008
Citación : IANNINI, G. de P. M. Nem physis, nem psyché : o papel da estrutura no reordenamento epistêmico da psicanálise. Philósophos. Goiânia, v. 13, n. 2, p. 43-60, jul. dez. 2008. Disponível em: <http://revistas.ufg.br/index.php/philosophos/article/view/4004#.VADhpfldVS2>. Acesso em: 29 ago. 2014.
Resumen : O principal objetivo deste trabalho é discutir o sentido do recurso de Lacan ao paradigma estrutural. A presente investigação enfatiza a função desse recurso no que tange as relações entre psicanálise e história das ciências. Freud, ao buscar estabelecer a identidade epistemológica da psicanálise precisou escolher entre Naturwissenschaften e Geisteswissenschaften. Sua opção pelo modelo das ciências naturais implica certo desconforto epistemológico entre modelo e objeto. O recurso lacaniano à estrutura é uma estratégia de criar um novo espaço para a psicanálise no âmbito das ciências. A influência dos trabalhos de Koyré é determinante. Apenas uma ciência estruturalista poderia formular uma concepção não-psicologicista e não naturalista de sujeito. Isso se mostra particularmente no que concerne à categoria de causa.
URI : http://www.repositorio.ufop.br/handle/123456789/3648
metadata.dc.identifier.doi: https://doi.org/10.5216/phi.v13i2.4004
ISSN : 1982-2928
metadata.dc.rights.license: Os trabalhos publicados na Philósophos estão sob licença Creative Commons que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista. Fonte: Philósophos <http://revistas.ufg.br/index.php/philosophos/about/submissions#copyrightNotice>. Acesso em: 03 jan. 2017.
Aparece en las colecciones: DEFIL - Artigos publicados em periódicos

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
ARTIGO_PhisysPsychéPapel.pdf221,8 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.