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Title: Implementação de atividades complementares nos currículos dos cursos de engenharia.
Other Titles: The complementary activities in the curriculum of the courses of engineering.
Authors: Tonini, Adriana Maria
Keywords: Projeto político-pedagógico
Currículo
Atividade complementar
Formação generalista do engenheiro
Issue Date: 2012
Citation: TONINI, A. M. Implementação de atividades complementares nos currículos dos cursos de engenharia. Revista de Ensino de Ciências e Engenharia, Rio de Janeiro, v. 3, n. 2, p. 63-74, 2012. Disponível em: <https://periodicos.ufsc.br/index.php/revemat/article/view/1981-1322.2013v8n2p162/26026>. Acesso em: 05 set. 2014.
Abstract: O objetivo deste texto é apresentar, para os currículos de Engenharia, incluindo a respectiva carga horária, mínima e máxima, por semestre, uma proposta de implementação de Atividades Complementares, cuja importância, no cenário atual, se justifica pelas mudanças de foco da organização, que passa a se orientar por competências e habilidades, inovando as metodologias e o processo de ensino-aprendizagem. Embora nomeadas como complementares, contribuem para a formação generalista, crítica e reflexiva, aliada à formação tecnicista, do engenheiro. Mesmo assim, percebe-se que não estão efetivamente presentes nos Projetos Político-Pedagógicos e nas Matrizes Currículares desses cursos. Espero, pois, com esta proposta, motivar a inserção das Atividades Complementares como posssibilidade de interferir na mudança de pensamento e de abordagem pedagógica nos cursos de Engenharia.
metadata.dc.description.abstracten: The objective of this article is to present for the engineering curriculum, including the workload, minimum and maximum per semester, a proposal to implement complementary activities, whose importance in the current scenario, warranted by changes in focus of the organization, which shall be guided by competencies and skills, innovating methodologies and teaching-learning. Although named as complementary, contribute to the general education, critical and reflective, coupled with technical education for engineer. Even so, perceives that they are not actually present in the political-pedagogical projects and on curricular arrays of courses. I hope, with this proposal, motivating the inclusion of enrichment activities such as the possibility of an interfering change in thinking and approach in teaching engineering course.
URI: http://www.repositorio.ufop.br/handle/123456789/3621
ISSN: 2179-2933
metadata.dc.rights.license: Disponível sob Licença Creative Commons do tipo atribuição CC BY 3.0, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que sejam citados o autor e o licenciante. Não permite o uso para fins comerciais. Fonte: Revista Ensino de Ciências e Engenharia <https://periodicos.ufsc.br/index.php/revemat/about/submissions#copyrightNotice>. Acesso em: 05 set. 2014.
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