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dc.contributor.authorRosa, Milton-
dc.contributor.authorOrey, Daniel Clark-
dc.date.accessioned2014-09-05T19:29:53Z-
dc.date.available2014-09-05T19:29:53Z-
dc.date.issued2013-
dc.identifier.citationROSA, M.; OREY, D. C. Etnomatemática e modelagem : a análise de um problema retórico babilônio. Revista Latinoamericana de Etnomatemática, San Juan de Pasto, v. 6, n. 3, p. 80-103. Disponível em: <http://www.revista.etnomatematica.org/index.php/RevLatEm/article/view/51>. Acesso em: 05 set. 2014.pt_BR
dc.identifier.issn2011-5474-
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufop.br/handle/123456789/3620-
dc.description.abstractNessa investigação, a modelagem matemática foi utilizada como um processo que providencia a tradução de um sistema, que representa um aspecto do conhecimento matemático babilônio, para a matemática acadêmica. No programa etnomatemática, a modelagem pode ser descrita como uma linguagem utilizada para traduzir e descrever, matematicamente, os sistemas retirados do cotidiano de grupos culturais distintos. Assim, a ênfase dessa investigação está direcionada para o aspecto etnomatemático e retórico da resolução de situações-problema relacionadas com a área de figuras retangulares, que foi amplamente utilizada pelos babilônios na antiguidade para resolver problemas enfrentados no cotidiano. Outro aspecto importante desse estudo é a tradução dessa prática para a matemática acadêmica com a utilização dos recursos e técnicas da modelagem buscando o seu relacionamento com os objetivos do programa etnomatemática.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.subjectEtnomatemáticapt_BR
dc.subjectModelagempt_BR
dc.subjectSolução retóricapt_BR
dc.subjectBabilôniospt_BR
dc.subjectSolução geométricapt_BR
dc.titleEtnomatemática e modelagem : a análise de um problema retórico babilônio.pt_BR
dc.title.alternativeEthnomathematics and modeling : the analysis of a rethorical Babylonian problem.pt_BR
dc.typeArtigo publicado em periodicopt_BR
dc.rights.licenseTodos los contenidos de la Revista Latinoamericana de Etnomatemática se publican bajo la licencia de la Red Latinoamericana de Etnomatemática y el Departamento de Matemáticas y Estadística de la Universidad de Nariño y pueden ser usados gratuitamente para fines no comerciales, dando los créditos a los autores y a la Revista, como lo establece esta licencia. Fonte: Revista Latinoamericana de Etnomatemática <http://www.revista.etnomatematica.org/index.php/RLE/about/submissions#copyrightNotice>. Acesso em: 05 Set. 2014.pt_BR
dc.description.abstractenIn this research, mathematical modeling is used as a process to provide a translation of a mathematical system that represents an aspect of Babylonian knowledge into academic mathematics. In any ethnomathematics program, modeling is a language used to mathematically translate and describe systems by distinct cultural groups. Thus, the emphasis of this research is directed toward an ethnomathematical rhetorical aspect and the resolution of a problem-situation related to calculating a rectangular area, which was widely used in ancient times by the Babylonians to solve problems faced in their daily lives. Another important aspect of this study is the translation of this practice for academic mathematics with the use of resources and techniques of modeling seeking its relationship with the ethnomathematics program objectives.-
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