Identidade docente e educação profissional técnica de nível médio : um estudo sobre os professores que atuam no CEFET-MG.

Nenhuma Miniatura disponível
Data
2014
Título da Revista
ISSN da Revista
Título de Volume
Editor
Resumo
Esta pesquisa visa compreender os processos de desenvolvimento profissional e de construção das identidades de professores da Educação Profissional Técnica de Nível Médio no Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais (CEFET-MG), investigar os processos pelos quais passam esses profissionais e que os levam à construção, ou não, de uma identidade docente e que se relacionam com o seu autorreconhecimento como professores da Educação Profissional e Tecnológica de Nível Médio (EPTNM). O objetivo principal é investigar os processos pelos quais os profissionais-professores que começam a lecionar na EPTNM no CEFET-MG se tornaram professores, tendo cursado ou não a licenciatura, buscando compreender se se autorreconhecem como docentes e como se dá a construção da identidade docente. Além disso, também buscamos compreender, em uma perspectiva histórica, os processos gerais de constituição da docência na EPTNM em nosso país, e identificar o perfil dos profissionais que lecionam esta modalidade de ensino no CEFET-MG. Para isso, realizamos um estudo de natureza qualitativa, construído primordialmente a partir da análise das respostas dadas a um questionário, e, em seguida uma entrevista, por profissionais do CEFET-MG que lecionam disciplinas técnico-profissionalizantes. Apoiamos nos principalmente nas ideias de Dubar (1997) e Pimenta (2008) acerca da identidade e nos estudos de Garíglio e Burnier (2012) sobre o docente que atua na EPTNM. A análise se deu em quatro eixos, a saber: 1) O contexto político sociocultural - incidências da política, da cultura e da sociedade na construção identitária; 2) A trajetória - individual e familiar; 3) A formação acadêmica inicial e continuada; 4) A experiência profissional - percepções sobre si mesmo anteriores à docência e como professor. Como principais revelações, destacamos que (a) os eixos de análise não podem ser considerados isoladamente, mas nos seu encontro, como pontos de tensão na construção identitária; (b) a identidade docente se forja a partir da atuação do sujeito na docência, á medida que ele incorpora e integra o cotidiano de trabalho; (c) esta atuação se faz primordialmente a partir da experiência, em detrimento da formação para a docência na EPTNM; (d) são as experiências que permitem que cada docente construa o seu estilo e sua forma de ser professor. Espera-se contribuir para uma reflexão individual e coletiva dos participantes que lhes proporcione tanto uma perspectiva acerca do desenvolvimento profissional, quanto ofereça à instituição elementos para a análise de propostas de formação inicial e continuada de docentes dessa modalidade de ensino.
Descrição
Programa de Pós-Graduação em História. Departamento de História, Instituto de Ciências Humanas e Sociais, Universidade Federal de Ouro Preto.
Palavras-chave
Formação profissional, Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais, Professores de ensino de segundo grau - formação
Citação
VITOR, V. L. de A. Identidade docente e Educação Profissional Técnica de Nível Médio : um estudo sobre os professores que atuam no CEFET-MG. 2014. 163 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de Ouro Preto, Mariana, 2014.