Please use this identifier to cite or link to this item: http://www.repositorio.ufop.br/handle/123456789/3508
Title: Aplicação metodologia de avaliação do ciclo de vida na produção de polpa de concentrado de minério de ferro.
Authors: Ferreira, Hélio
metadata.dc.contributor.advisor: Leite, Mariangela Garcia Praça
Keywords: Meio ambiente
Gestão ambiental
Ferro - minas e mineração
Issue Date: 2014
Citation: FERREIRA, H. Aplicação metodologia de avaliação do ciclo de vida na produção de polpa de concentrado de minério de ferro. 2014. 125 f. Dissertação (Mestrado em Sustentabilidade) – Universidade Federal de Ouro Preto, Ouro Preto, 2014.
Abstract: O controle efetivo dos problemas ambientais causados pela mineração implica no monitoramento e tratamento adequados dos diversos e variados impactos derivados desta atividade e do cumprimento da legislação pertinente. Para isso, novas estratégias e metodologias são necessárias, como é o caso da avaliação do ciclo de vida (ACV). Infelizmente, o setor de mineração ainda faz pouco uso desta ferramenta. Este estudo é uma das primeiras avaliações realizadas no Brasil. Ele adotou a abordagem “do berço ao portão”, avaliando os processos de lavra e beneficiamento de minério de ferro. O estudo foi baseado em dados primários do processo da Samarco Mineração, em sua unidade industrial de Germano, nos municípios de Mariana e Ouro Preto, em Minas Gerais, e para os processos à montante foram extraídos dados do Ecoinvent v2.0, ambos consolidados utilizando-se a ferramenta SimaPro 7. O principal resultado deste trabalho foi atestar a aplicabilidade da ACV para avaliação de impactos ambientais da mineração, observando sua capacidade de produzir informações sistêmicas acerca do impacto de um produto, e não meramente de um processo isolado. Os resultados obtidos sugerem que os processos de produção e de uso dos corpos moedores são fontes de impactos ambientais importantes na cadeia de produção do concentrado de minério de ferro, sendo contribuinte de destaque para quase todas as categorias de impactos avaliadas. Informação esta que não seria facilmente visível em ferramentas mais localizadas de avaliação de impactos, abrindo inclusive espaço para discussões de mais alto nível, como substituição de materiais. Além disso, o consumo de diesel nos equipamentos de atividade de lavra foi apontado como o principal contribuinte para o impacto sobre o esgotamento de combustíveis fósseis.
Description: Programa de Pós-Graduação em Sustentabilidade Socioeconômica e Ambiental. PROÁGUA, Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós Graduação, Universidade Federal de Ouro Preto.
URI: http://www.repositorio.ufop.br/handle/123456789/3508
metadata.dc.rights.license: Autorização concedida ao Repositório Institucional da UFOP pelo(a) autor(a), 01/07/2014, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 3.0, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.
Appears in Collections:PPGSEA - Mestrado profissional (Dissertações)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
DISSERTAÇÃO_AplicaçãoMetodologiaAvaliação.pdf3,83 MBAdobe PDFView/Open


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons