Please use this identifier to cite or link to this item: http://www.repositorio.ufop.br/handle/123456789/3506
Title: Crenças e representacõess de professores de Língua Inglesa sobre a formacão continuada.
Authors: Costa, Andréa de Barros
metadata.dc.contributor.advisor: Silva, Sérgio Raimundo Elias da
Keywords: Práticas discursivas
Crenças
Representações
Formação continuada
Issue Date: 2013
Citation: COSTA, A. de B. Crenças e representações de professores de Língua Inglesa sobre a formação continuada. 2013. 131 f. Dissertação (Mestrado em Letras) - Universidade Federal de Ouro Preto, Mariana, 2013.
Abstract: O objetivo desta pesquisa é investigar as práticas discursivas de professores de língua inglesa de escolas públicas a fim de analisar suas crenças e representações sobre a formação continuada, por meio de uma ressignificação dialógica entre teorias sobre crenças e representações sociais. O referencial teórico está fundamentado nos estudos sobre crenças (BARCELOS; KALAJA, 2003; BARCELOS, 2006, 2007; SILVA, 2007, 2010), representações sociais (JODELET, 2001; MOSCOVICI, 2001, 2004, 2007), imaginários sociodiscursivos (CHARAUDEAU, 2006, 2007) e formação continuada (GATTI, 2008, 2011; GIMENEZ, 2002; DUTRA; MELLO, 2009). A metodologia da pesquisa é qualitativa, e os instrumentos de coleta de dados constituem-se de um questionário, uma entrevista e uma narrativa de dois professores de LI de escolas públicas de uma cidade da região sudeste brasileira. A análise dos dados apresenta as crenças e representações de professores de LI sobre a formação continuada, por meio de quatro categorias temáticas que foram inferidas a partir da leitura dos próprios dados: a) crenças e representações dos professores de LI sobre cursos de formação continuada; b) crenças e representações dos professores de LI sobre a disponibilidade de tempo para a formação continuada; c) crenças e representações dos professores de LI sobre as novas tecnologias na formação continuada e no ensino de LI; d) crenças e representações dos professores de LI sobre as políticas públicas educacionais para a formação continuada. Os resultados apontam que as crenças e representações dos professores de LI sobre a formação continuada, além de serem inseridas em categorias temáticas, podem ser ressignificadas de forma dialógica e caracterizadas como mediadas, dinâmicas e emergentes, paradoxais e contraditórias, experienciais e sociais, polifônicas, críticas e reflexivas. As duas últimas caracterizações emergiram ao longo desse trabalho de pesquisa, e as anteriores são confirmações dos trabalhos sobre crenças de Barcelos e Kalaja (2003) e Barcelos (2006) em diálogo com as representações sociais de Moscovici (2001, 2004, 2007). Nosso propósito com a caracterização das crenças e representações polifônicas, críticas e reflexivas é o de contribuir para o desenvolvimento de pesquisas na área de crenças e representações de professores de LI sobre a formação continuada. Essa pesquisa visa ainda colaborar para a formação continuada dos professores de LI das escolas públicas por meio de reflexões a respeito de suas crenças e representações, bem como colaborar para que o contexto desses professores seja conhecido e considerado no desenvolvimento de programas de formação continuada.
metadata.dc.description.abstracten: This research aims to investigate the discursive practices of English teachers in public schools in order to examine their beliefs and representations about continuing ducation, by means of a dialogic reframing of theories about beliefs and social representations. The theoretical framework is based on studies of beliefs (BARCELOS; KALAJA, 2003; BARCELOS, 2006, 2007; SILVA, 2007, 2010), social representations (JODELET, 2001; MOSCOVICI, 2001, 2004, 2007), social discursive imaginary (CHARAUDEAU, 2006, 2007) and continuing education (GATTI, 2008, 2011; GIMENEZ, 2002; DUTRA; MELLO, 2009). The research methodology is qualitative and the instruments of data collection we have used are a questionnaire, an interview and a narrative of two English teachers of public schools in a city in the southeast of Brazil. The data analysis presents the beliefs and representations of these English teachers about continuing education in four thematic categorizations: a) beliefs and representations of English teachers about courses on continuing education; b) beliefs and representations of English teachers about time availability on continuing education, c) beliefs and representations of English teachers about new technologies on continuing education and on English teaching d) beliefs and representations of English teachers about public education policies for continuing education. The results show that, besides being classified into thematic categorizations, beliefs and representations of English teachers about continuing education can also be characterized as mediated, dynamic and emerging, paradoxical and contradictory, experiential and social, polyphonic, critical and reflective. The last two characterizations emerged from this research, and the previous ones are confirmations of the prior work on beliefs by Barcelos and Kalaja (2003) and Barcelos (2006) in dialogue with the social representations of Moscovici (2001, 2004, 2007). Our purpose with the characterization of both the polyphonic and the critical and reflective beliefs and representations is to contribute to the development of research on English teacher beliefs and representations on continuing education. This research also aims to contribute to: the continuing education of English teachers of public schools through reflections about their beliefs and representations; as well as the development of continuing education programs based on English teachers’ contexts.
Description: Programa de Pós-Graduação em Letras. Departamento de Letras, Instituto de Ciências Humanas e Sociais, Universidade Federal de Ouro Preto
URI: http://www.repositorio.ufop.br/handle/123456789/3506
metadata.dc.rights.license: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de detentor dos direitos autorais, de acordo com a lei nº 9610/98, autorizo a Universidade Federal de Ouro Preto/UFOP a disponibilizar gratuitamente, sem ressarcimento dos direitos autorais, o texto integral da publicação supracitada, em meio eletrônico, na BDTD - Biblioteca Digital de Teses e Dissertações e no Repositório Institucional da UFOP, no formato especificado, para fins de leitura, impressão e/ou download pela Internet a título de divulgação da produção científica gerada pela Universidade a partir desta data.
Appears in Collections:PPL - Mestrado (Dissertações)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
DISSERTAÇÃO_CrençasRepresentaçõesProfessores.pdf1,15 MBAdobe PDFView/Open


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons