A interpretação de piadas por sujeitos com a doença de Alzheimer em estagio inicial : percursos sociocognitivos de construção (e resgate) do humor na língua.
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Data
2013
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Editor
Programa de Pós-Graduação em Letras. Departamento de Letras, Instituto de Ciências Humanas e Sociais, Universidade Federal de Ouro Preto.
Resumo
As estruturas lingufsticas por si mesmas nêo portam significados, somente fomecem pistas para que
seja traçado o percurso - sociocognitivo - rumo aos sentidos. A partir de suas experiências
sociocomunicativas, o sujeito interpretante lança mao de mecanismes e estratégias mentais para
ser capaz de reconstruir o que o sujeito comunicante tencionou expressar/comunicar. 0 indivfduo
busca alcançar a relevência em um insumo corn o menor esforço e os maiores efeitos cognitives
possfveis, o que, contudo, muitas vezes nao é atingido. 0 comprometimento cognitive figura como uma
das causas patol6gicas responséveis pelas dificuldades para o alcance da relevancia na
comunicaçBo. Pessoas acometidas pela Doença de Alzheimer (DA), as quais têm os déficits
cognitives como caracteristica fundamental, sofrem declfnios representatives quanto
à capacidade para processar a linguagem. Sendo tai neurodegenerescência subdivida em três
estégios, no primeiro os déficits pragméticos configuram a principal alteraçao lingurstica, de
forma a poderem ser verificados em textos que exigem a formulaçâo de inferências para a sua
interpretaçao, como o que ocorre nas piadas. Nessa perspectiva, e considerando a representatividade
da DA para o contexto da saude publica, o presente estudo tem como objetivo investigar, a partir de
uma perspectiva sociocognitiva, informada pela Teoria da Relevancia e pela Teoria da lntegraçâo
Conceitual, os fatores lingursticos e sociocognitivos envolvidos na interpretaçBo de piadas por
sujeitos diagnosticados corn a Doença de Alzheimer em estégio inicial. Para tanto, foram
formados dois grupos: i) Grupo Clfnico - composto por sujeitos diagnosticados corn a DA em
estâgio inicial; ii) Grupo Controle formado por indivfduos sem identificaçâo de
alteraçOes cognitivas e cujas caracterfsticas etârias, sociais, escolares e de gênero sao
compativeis às do grupo Clfnico. Em seguida, os participantes da pesquisa foram submetidos à
testagem neuropsicol6gica cléssica, investigaçâo social e socioeconOmica, assim como à
abordagem sociocognitiva, por meio do Protocole de Piadas. Verificou-se que, quando comparados, os
sujeitos que compOem o grupo Clfnico apresentaram desempenho significativamente inferior ao do
grupo Controle, de forma que os individuos diagnosticados corn a DA foram capazes de
reconstruir totalmente o percurso humoristico de apenas uma piada. Ademais, as tentativas
interpretativas de tais sujeitos foram extremamente dependantes de pistas fomecidas durante os
processos dial6gicos. Acredita-se que um dos impedimentos para a interpretaçêo das piadas pelos
sujeitos corn DA seja o déficit na memôria de trabalho que dificulta a mobilizaçBo de espaços
mentais durante a formulaçêo de suposiçOes.
Descrição
Palavras-chave
Piadas, Doença de Alzheimer, Humor
Citação
FREITAS, N. L. de. A interpretação de piadas por sujeitos com a doença de Alzheimer em estagio inicial : percursos sociocognitivos de construção (e resgate) do humor na língua. 2013. 137 f. Dissertação (Mestrado em Letras) - Universidade Federal de Ouro Preto, Mariana, 2012.