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Title: A interpretação de piadas por sujeitos com a doença de Alzheimer em estagio inicial : percursos sociocognitivos de construção (e resgate) do humor na língua.
Authors: Freitas, Nathália Luiz de
metadata.dc.contributor.advisor: Mendes, Paulo Henrique Aguiar
Keywords: Piadas
Doença de Alzheimer
Humor
Issue Date: 2013
Publisher: Programa de Pós-Graduação em Letras. Departamento de Letras, Instituto de Ciências Humanas e Sociais, Universidade Federal de Ouro Preto.
Citation: FREITAS, N. L. de. A interpretação de piadas por sujeitos com a doença de Alzheimer em estagio inicial : percursos sociocognitivos de construção (e resgate) do humor na língua. 2013. 137 f. Dissertação (Mestrado em Letras) - Universidade Federal de Ouro Preto, Mariana, 2012.
Abstract: As estruturas lingufsticas por si mesmas nêo portam significados, somente fomecem pistas para que seja traçado o percurso - sociocognitivo - rumo aos sentidos. A partir de suas experiências sociocomunicativas, o sujeito interpretante lança mao de mecanismes e estratégias mentais para ser capaz de reconstruir o que o sujeito comunicante tencionou expressar/comunicar. 0 indivfduo busca alcançar a relevência em um insumo corn o menor esforço e os maiores efeitos cognitives possfveis, o que, contudo, muitas vezes nao é atingido. 0 comprometimento cognitive figura como uma das causas patol6gicas responséveis pelas dificuldades para o alcance da relevancia na comunicaçBo. Pessoas acometidas pela Doença de Alzheimer (DA), as quais têm os déficits cognitives como caracteristica fundamental, sofrem declfnios representatives quanto à capacidade para processar a linguagem. Sendo tai neurodegenerescência subdivida em três estégios, no primeiro os déficits pragméticos configuram a principal alteraçao lingurstica, de forma a poderem ser verificados em textos que exigem a formulaçâo de inferências para a sua interpretaçao, como o que ocorre nas piadas. Nessa perspectiva, e considerando a representatividade da DA para o contexto da saude publica, o presente estudo tem como objetivo investigar, a partir de uma perspectiva sociocognitiva, informada pela Teoria da Relevancia e pela Teoria da lntegraçâo Conceitual, os fatores lingursticos e sociocognitivos envolvidos na interpretaçBo de piadas por sujeitos diagnosticados corn a Doença de Alzheimer em estégio inicial. Para tanto, foram formados dois grupos: i) Grupo Clfnico - composto por sujeitos diagnosticados corn a DA em estâgio inicial; ii) Grupo Controle­ formado por indivfduos sem identificaçâo de alteraçOes cognitivas e cujas caracterfsticas etârias, sociais, escolares e de gênero sao compativeis às do grupo Clfnico. Em seguida, os participantes da pesquisa foram submetidos à testagem neuropsicol6gica cléssica, investigaçâo social e socioeconOmica, assim como à abordagem sociocognitiva, por meio do Protocole de Piadas. Verificou-se que, quando comparados, os sujeitos que compOem o grupo Clfnico apresentaram desempenho significativamente inferior ao do grupo Controle, de forma que os individuos diagnosticados corn a DA foram capazes de reconstruir totalmente o percurso humoristico de apenas uma piada. Ademais, as tentativas interpretativas de tais sujeitos foram extremamente dependantes de pistas fomecidas durante os processos dial6gicos. Acredita-se que um dos impedimentos para a interpretaçêo das piadas pelos sujeitos corn DA seja o déficit na memôria de trabalho que dificulta a mobilizaçBo de espaços mentais durante a formulaçêo de suposiçOes.
metadata.dc.description.abstracten: Linguistic structures do not mean, but provides elues to trace the sociocognitive route towards the senses. From their experiences of communication in society, the subject uses mental strategies and mechanisms to be able to reconstruct what the other want say. The individual seeks to achieve relevance in an input with the least effort and the greatest possible cognitive affects, which, however, is often not achieved. The cognitive impairment appears as one of the causes responsible for pathological difficulties for achieving relevance in communication. People affected by Alzheimer's disease (AD), which have cognitive deficits as a key feature, suffer declines representative as the ability to process language. Alzheimer's disease is subdivided into three stages. ln the first stage, the pragmatic deficits are the main linguistic change and may be verified in texts that require the formulation of inference for interpretation, how what happens in the jokes. ln this perspective, and considering the representativeness of AD to the context of public health, the present study aims to investigate, from a socio-cognitive perspective, based in Relevance Theory and Conceptual Integration Theory, linguistic and socio-cognitive factors involved in interpretation of jokes on subjects diagnosed with Alzheimer's disease at an early stage. For this purpose, two groups were formed: i) Clinical Group - comprising subjects diagnosed with AD at an ear1y stage, ii) control group - formed by individuals without identification of cognitive impairments and whose age characteristics, social, school and gender are compatible with the Clinical group. Then, the study participants underwent neuropsychological classical, social and socio-economic research, as weil as the socio-cognitive approach, through the Protocol jokes. lt was found that, when compared, the Clinical group had performed significantly lower than the control group, so that individuals diagnosed with AD were able to fully reconstruct the route of only humorous a joke. Moreover, the attempts of subjects with AD are extremely dependent on elues provided during the dialogic processes. lt is believed that one of the impediments to the interpretation of jokes by subjects with AD is the deficit in working memory that hinders the mobilization of mental spaces during the formulation of suppositions.
URI: http://www.repositorio.ufop.br/handle/123456789/3440
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