Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufop.br/jspui/handle/123456789/3403
Registro completo de metadados
Campo Dublin CoreValorIdioma
dc.contributor.advisorMoreira, Leandro Marciopt_BR
dc.contributor.advisorFranco, Marco Antônio Melopt_BR
dc.contributor.authorSiqueira, Lázaro Gonçalves-
dc.date.accessioned2013-11-25T11:34:04Z-
dc.date.available2013-11-25T11:34:04Z-
dc.date.issued2013-
dc.identifier.citationSIQUEIRA, L. G. Alfabetização/educação científica no município de Salinas MG : estudo voltado para a cadeia produtiva da cana-de-açúcar e derivados. 2013. 176 f. Tese (Doutorado em Ciências Biológicas) - Universidade Federal de Ouro Preto, Ouro Preto, 2013.pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufop.br/handle/123456789/3403-
dc.description.abstractA alfabetização/educação científica envolvendo a realidade contribui para melhor compreensão de conceitos científicos na Cadeia Produtiva de Cana-de-açúcar e Derivados (CPCD), bem como para a disseminação destes conhecimentos. Com base nesta perspectiva foram aplicadas ferramentas lúdicas e atividades experimentais na educação básica e profissional de nível médio do município de Salinas, com o objetivo de analisarmos como favorecem o aprendizado de conceitos científicos, das disciplinas do ensino fundamental e médio, ligados à CPCD. Com uma pesquisa qualitativa com observação participante. Como resultado foi observado que o uso destas ferramentas de aporte pedagógico favoreceu não apenas o aprendizado, mas também a relação professor-aluno e a integração entre os grupos de aprendizado. O envolvimento com os jogos contribuiu para a formação de atitudes sociais favorecendo o respeito mútuo, cooperação, obediência a regras, senso de responsabilidade e justiça. O desenvolvimento destas atividades permitiu ainda diminuir as dificuldades relacionadas à falta de motivação docente e desinteresse dos discentes, já que estes passaram a ser mais questionadores, melhorando a relação docente-discente. Os resultados denotam “aparente quebra de paradigma” envolvendo o estudo científico da CPCD, destacando a cachaça como produto desta cadeia na região de Salinas. Finalmente, e corroborando o que a literatura tem descrito, os jogos e experimentações merecem um espaço e um tempo maior na prática pedagógica cotidiana dos professores, como ferramenta facilitadora do processo ensino-aprendizagem, utilizada em um tema focal contextualizado.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisherPrograma de Pós-Graduação em Ciências Biológicas. Núcleo de Pesquisas em Ciências Biológicas, Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós Graduação, Universidade Federal de Ouro Preto.pt_BR
dc.subjectJogos educativospt_BR
dc.subjectCana-de-açúcarpt_BR
dc.subjectCachaçapt_BR
dc.subjectProfessores - formaçãopt_BR
dc.subjectAlfabetização científicapt_BR
dc.titleAlfabetização/educação científica no município de Salinas MG : estudo voltado para a cadeia produtiva da cana-de-açúcar e derivados.pt_BR
dc.typeTesept_BR
dc.rights.licenseA concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições. Na qualidade de detentor dos direitos autorais, de acordo com a lei nº 9610/98, autorizo a Universidade Federal de Ouro Preto/ UFOP, a disponibilizar gratuitamente, sem ressarcimento dos direitos autorais, o texto integral da publicação supracitada, em meio eletrônico, na BDTD - Biblioteca Digital de Teses e Dissertações e no Repositório Institucional da UFOP, no formato especificado, para fins de leitura, impressão e/ou download pela Internet, a título de divulgação da produção científica gerada pela Universidade a partir desta data.pt_BR
dc.description.abstractenThe literacy/scientific education involving reality contributes to better understanding of scientific concepts in the production chain of sugar cane and derivatives (CPCD), as well as dissemination of such knowledge. Based on this perspective were applied playful tools and experimental activities in basic and professional education in the city of Salinas, with the objective of analyzing how favor the learning of scientific concepts, of subjects elementary and high school linked to CPCD. With qualitative research through observation participant. As a result it was observed that the use of these tools for pedagogical contribution favored not only the learning, but also the teacher-student relationship and integration between the learning groups. The involvement with the games contributed to the formation of social attitudes favoring mutual respect, cooperation, obedience to rules, sense of responsibility and justice. The implementation of these activities also allowed lessen the difficulties related to lack of motivation of the teaching staff and lack of interest from the students, as they have become more questioning, improving the teacher-student relationship. The results show "apparent paradigm rupture" involving the scientific study of CPCD, highlighting the cachaça as a product of this chain in the region of Salinas. Finally, corroborating what the literature has described, games and experiments deserve a space and more time in the daily practice of teachers as a tool facilitating the teaching-learning process, used in transverse contextualized theme.-
Aparece nas coleções:PPCBIOL - Doutorado (Teses)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TESE_AlfabetizaçãoEducaçãoCientífica.pdf5,86 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.