Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: http://www.repositorio.ufop.br/jspui/handle/123456789/3374
Título : O número complexo e seu uso na engenharia civil.
Autor : Ferreira, Walnório Graça
Camargo, Rodrigo Silveira
Frasson, Antônio Manoel Ferreira
Mansur, Webe João
Silveira, Ricardo Azoubel da Mota
Palabras clave : Números complexos
Dinâmica estrutural
Ensino na engenharia
Fecha de publicación : 2009
Citación : FERREIRA, W. G. et al. O número complexo e seu uso na engenharia civil. Revista de Ensino de Engenharia, v. 28, n. 2, p. 54-63, 2009. Disponível em: <http://www.upf.br/seer/index.php/ree_old/article/view/248/722>. Acesso em: 09 set. 2013.
Resumen : O presente artigo tem o objetivo de propor aos professores dos cursos de engenharia civil e mecânica a apresentação pedagógica de números complexos aos seus alunos. Inicia-se com a história do número complexo, a origem da equação de Euler, e resolve-se a equação de movimento de um sistema massa-mola com um grau de liberdade, dotado de amortecimento viscoso, utilizando-se números complexos. Isso facilita a solução da equação de movimento, pois a equação diferencial se transforma numa equação algébrica. É uma abordagem didática, que visa despertar o interesse dos alunos de engenharia civil e mecânica pelos números complexos. Finalmente, aplica-se a presente formulação a um caso prático da engenharia estrutural.
metadata.dc.description.abstracten: The present article has the objective of proposing to professors of civil and mechanical engineering courses the pedagogical presentation of complex numbers to their students. It begins with the history of complex numbers, the origin of Euler’s equation, and the equation of movement of a massspring system with one degree of freedom, with viscous damping, using complex numbers. This makes it easier to solve the equation of movement, because the differential equation is turned into an algebraic equation. It is a didactic approach, which aims to instigate the interest of civil and mechanical engineering students. Finally, the presented formulation is applied to a practical case of structural engineering.
URI : http://www.repositorio.ufop.br/handle/123456789/3374
metadata.dc.rights.license: Autorização concedida ao Repositório Institucional da UFOP pela Revista de Ensino de Engenharia em 12/09/2013 para depositar uma cópia eletrônica dos artigos publicados por esse periódico em que ao menos um dos autores é aluno ou professor da UFOP.
Aparece en las colecciones: DECIV - Artigos publicados em periódicos

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
ARTIGO_NúmeroComplexoUso.pdf497,63 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.