Please use this identifier to cite or link to this item: http://www.repositorio.ufop.br/handle/123456789/3320
Title: Analisando algumas potencialidades pedagógicas da história da matemática no ensino e aprendizagem da disciplina desenho geométrico por meio da teoria fundamentada.
Authors: Costa, Evandro Alexandre da Silva
metadata.dc.contributor.advisor: Viana, Marger da Conceição Ventura
Rosa, Milton
Keywords: Matemática - estudo e ensino
Matemática - história
Desenho geométrico
Construções geométricas
Teoria fundamentada em dados
Issue Date: 2013
Publisher: Programa de Pós-Graduação em Educação Matemática. Departamento de Matemática, Instituto de Ciências Exatas e Biológicas, Universidade Federal de Ouro Preto.
Citation: COSTA, E. A. da S. Analisando algumas potencialidades pedagógicas da história da matemática no ensino e aprendizagem da disciplina desenho geométrico por meio da teoria fundamentada. 2013. 242 f. Dissertação (Mestrado em Educação Matemática) – Universidade Federal de Ouro Preto, Ouro Preto, 2013.
Abstract: A experiência do professor-pesquisador como professor de Desenho Geométrico o auxiliou a perceber que essa disciplina é lecionada de uma maneira mecânica, na qual os alunos somente reproduzem os traçados geométricos sem que, na maioria das vezes, associem esses traçados com os conteúdos ensinados na Álgebra ou na Geometria. Dessa maneira, com base em vários autores, como, por exemplo, Struik (1985), Miguel (1997) e Mendes (2009) percebeu-se que a História da Matemática utilizada como um recurso didático poderia fornecer algumas potencialidades pedagógicas para a aprendizagem dessa disciplina. Assim, um dos objetivos dessa pesquisa foi analisar algumas dessas potencialidades no ensino de conteúdos do Desenho Geométrico. Para esse estudo, foram analisadas 6 (seis) aulas de 50 minutos cada, aplicadas para duas turmas do 9º ano do Ensino Fundamental de um colégio da rede particular de Belo Horizonte. Essas aulas tiveram como conteúdo: Razão e proporção, Teorema de Tales, Semelhança de Triângulos, Teorema de Pitágoras e Média Geométrica. O recurso didático da História da Matemática foi utilizado por meio de histórias contadas ou lidas, lendas e algumas curiosidades históricas, que serviram como ponto de partida para a apresentação, contextualização e exemplificação dos conteúdos dessa disciplina. Muitos dos conteúdos ensinados foram ministrados por meio de reconstruções históricas de problemas matemáticos adaptados para o ensino do Desenho Geométrico. Sendo assim, foram coletados dados que foram analisados e interpretados por meio dos pressupostos da Teoria Fundamentada (Grounded Theory), que é uma metodologia analítica que visa a elaboração de uma teoria emergente fundamentada em uma análise rigorosa dos dados coletados. A interpretação da análise dos resultados dessa pesquisa possibilitou que a questão de investigação fosse respondida. Os resultados desse estudo também possibilitaram a elaboração de uma teoria emergente denominada de Potencializando o Ensino e a Aprendizagem do Desenho Geométrico por meio da História da Matemática, que procurou entender e compreender a problemática estudada. Esses resultados permitiram a verificação da existência de 8 (oito) potencialidades pedagógicas da História da Matemática que podem ser utilizadas no ensino e aprendizagem de conteúdos da disciplina Desenho Geométrico.
metadata.dc.description.abstracten: Prior experience of this Geometric Drawing teacher-researcher helped to realize that this course is taught in a mechanical way in which students reproduce only geometric drawings without, in most cases, associating them with the content found in algebra and geometry. Based on the work of Struik (1985), Miguel (1997), and Mendes (2009) it was realized that the History of Mathematics could be used effectively as a didactic resource and could offer pedagogical possibilities for the teaching and learning of Geometric Drawing content. The results in this study suggest that the use of History of Mathematics is a didactic resource that can enrich the teaching and learning Geometric Drawing content. For this study, six 50 minute lessons with two classes of 9th graders in a private middle school in Belo Horizonte were analyzed. The content of these classes were Ratio and Proportion, Thales Theorem, Similar Triangles, Pythagorean Theorem and Geometric Median. The History of Mathematics as a didactic resource was used through histories, legends, and historical curiosities, which served as a starting point for the presentation, contextualization, and sampling of the content taught through historical reconstructions of mathematical problems that have been adapted to teach Geometric Drawing. Data were collected, analyzed and interpreted using the assumptions found in Grounded Theory, which is an analytical methodology that aims at developing an emerging theory based on a rigorous analysis of the collected data. The interpretation of the survey results made it possible to answer the research question and also resulted in the development of an emerging theory named Leveraging the Teaching and Learning of Geometrical Drawing through the History of Mathematics, which seeks to understand the problem studied in this research. The results obtained in this study showed that is possible to verify the existence of eight (8) pedagogical potentialities provided in the use of History of Mathematics in the teaching and learning Geometric Drawing content.
URI: http://www.repositorio.ufop.br/handle/123456789/3320
metadata.dc.rights.license: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições. Na qualidade de detentor dos direitos autorais, de acordo com a lei nº 9610/98 autorizo a Universidade Federal de Ouro Preto/ UFOP, a disponibilizar gratuitamente, sem ressarcimento dos direitos autorais, o texto integral da publicação supracitada, em meio eletrônico, na BDTD - Biblioteca Digital de Teses e Dissertações e no Repositório Institucional da UFOP, no formato especificado, para fins de leitura, impressão e/ou download pela Internet, a título de divulgação da produção científica gerada pela Universidade a partir desta data.
Appears in Collections:PPGEDMAT - Mestrado profissional (Dissertações)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
DISSERTAÇÃO_AnalisandoPotencialidadesPedagógicas.pdf4,75 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.