Please use this identifier to cite or link to this item: http://www.repositorio.ufop.br/handle/123456789/3316
Title: Remoção de amina em carvão ativado e zeólita como alternativa para o tratamento de efluentes na indústria de minério de ferro.
Authors: Teodoro, Anderson Luiz
metadata.dc.contributor.advisor: Leão, Versiane Albis
Keywords: Carvão ativado
Zeólita
Efluentes
Mineração - impactos
Tratamento de minérios
Issue Date: 2004
Publisher: Programa de Pós-Graduação em Engenharia Mineral. Departamento de Engenharia de Minas, Universidade Federal de Ouro Preto.
Citation: TEODORO, A. L. Remoção de amina em carvão ativado e zeólita como alternativa para o tratamento de efluentes na indústria de minério de ferro. 2004. 66 f. Dissertação (Mestrado em Engenharia Mineral) - Universidade Federal de Ouro Preto, Ouro Preto, 2004..
Abstract: O presente trabalho objetivou estudar a reciclagem de amina's usadas na indústria de minério de ferro através da adsorção das mes mas em carvão ativado e zeólita. Todos os ensaios foram feitos em escala de bancada e à temperatura ambiente onde foi avaliada a adsorção em diferentes valores de pH e diferentes concerttrações de amina em solução. Foram usadas nos ensaios dois tipos de aminas, a Flotigan EDA3B e a diamina F2835 -2L da Clariant. Para a quantificação das aminas após os ensaios de adsorçáo implantou -se uma metodologia através do método da ninhidrina e detemo da amina neste método a da espectrofotometna UV-visível no comprimento de onda de 409nm. ~xtraíram-se as aminas com clorofórmio a partir da solução final em diferentes etapas. O rendimento de adsorção das aminas em solução foram de 100% para o carvão ativado e variaram de 95% a 98% para a zeólita. As isotermas apresentadas neste estudo mostraram que a adsorçio se dá por condensação capilar e por formação de camadas múltiplas, sendo que esta se fez por interações hídrofóbicas para o carvão ativado e por interações eletrostáticas para a zeólita. A determinação da mobilidade eletroforética das amostras de carvão ativado e zeólita com amina adsorvida mostraram que houve reversão de carga na superfície destes sólidos. As quantidades residuais de amina após os ensaios de adsorção estão dentro da faixa permitida pela legislação ambiental. A recuperação destas aminas foram relevantes mais do ponto de vista econômico do que ambiental.
URI: http://www.repositorio.ufop.br/handle/123456789/3316
Appears in Collections:PPGEM - Mestrado (Dissertações)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
DISSERTAÇÃO_RemoçãoAminaCarvão.pdf664,68 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.