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Title: A produção oral na série Keep in Mind à luz de diretrizes educacionais e das visões interacional, discursiva e comunicativa do ensino-aprendizagem de LE.
Authors: Cavalcanti, Lílian Maria dos Santos Carneiro
metadata.dc.contributor.advisor: Silva, Sérgio Raimundo Elias da
Keywords: Livros didáticos
Língua inglesa - estudo e ensino
Aprendizagem
Comunicação oral
Diretrizes educacionais
Issue Date: 2013
Publisher: Programa de Pós-Graduação em Letras. Departamento de Letras, Instituto de Ciências Humanas e Sociais, Universidade Federal de Ouro Preto.
Citation: CAVALCANTI, L. M. dos S. C. A produção oral na série Keep in Mind à luz de diretrizes educacionais e das visões interacional, discursiva e comunicativa do ensino-aprendizagem de LE. 2013. 136 f. Dissertação (Mestrado em Letras) - Universidade Federal de Ouro Preto, Mariana, 2013.
Abstract: Um tema recorrente nas discussões sobre o ensino de língua inglesa (LI) nas escolas públicas nacionais é a escassez de recursos didáticos aos quais professores e alunos têm acesso, para viabilizar uma aprendizagem mais efetiva. Nesse sentido, o livro didático (LD) é visto como importante ferramenta no processo de ensino-aprendizagem de uma língua estrangeira (LE), pois pode servir de guia para que os professores desenvolvam suas aulas, apresentando o conteúdo programático a ser enfocado durante determinado período escolar, e propondo atividades para que os alunos pratiquem a LE. Entretanto, a chegada dos LDs de LI nas escolas públicas brasileiras faz-nos refletir sobre a consonância desse material com as diretrizes educacionais vigentes, leva-nos a pensar sobre o preparo dos professores e alunos para utilizá-lo, bem como sobre a eficiência desse recurso no processo de ensino-aprendizagem de LI. Assim, propomos um estudo que visa, inicialmente, a examinar os documentos oficiais que apresentam as diretrizes educacionais nacionais, para identificar as propostas teórico-metodológicas indicadas nesses textos. Após essa análise inicial, verificamos que as diretrizes apresentadas se ancoram em três perspectivas de base: na visão interacional do ensino-aprendizagem de LE, na perspectiva discursiva da linguagem e nos aspectos de uma abordagem comunicativa para o ensino-aprendizagem de LE. Posteriormente, passamos à análise das instruções e propostas de atividades de produção oral, contidas na série Keep in Mind (2009), por meio de critérios propostos a partir de tais perspectivas. Os resultados demonstram que, em alguns pontos, os LDs avaliados estão em sintonia com as propostas teórico-metodológicas apresentadas pelos documentos oficiais, a exemplo da promoção da interação nas atividades avaliadas e da criação de produções discursivas a partir das propostas apresentadas. Em contrapartida, observamos que existem alguns aspectos a serem revisitados, para que suas propostas estejam afinadas com o indicado nas diretrizes educacionais para o ensino-aprendizagem de LE do ensino fundamental 2 brasileiro. Destacamos, por exemplo, o fato de a maioria das instruções e atividades não exporem o contexto em que ocorrerá a troca discursiva, além da ausência de apontamentos, nas instruções voltadas ao professor, para que ele promova a criação de inferências, acerca dos discursos a serem produzidos junto aos alunos. Caracterizam esse trabalho os atributos da pesquisa qualitativa, visto que partimos de uma análise interpretativa dos dados, e o estudo por amostragem, já que temos como universo a produção oral na série Keep in Mind (2009) e nos propomos a analisar amostras das instruções e das propostas de atividades de produção oral, contidas nos volumes da série. Destarte, acreditamos que esta pesquisa possa contribuir para os estudos sobre a análise de materiais didáticos, acrescentando novas perspectivas e descobertas a este tema, além de colaborar para a formação inicial e/ou continuada de professores de LE, proporcionando-lhes uma visão das diretrizes teórico-metodológicas oferecidas pelos documentos oficiais e a interface destas com as propostas apresentadas pelos LDs da referida série. Ademais, este trabalho pode acrescentar novas contribuições ao Guia do Programa Nacional do Livro Didático (PNLD 2011), a partir dos resultados obtidos pela análise de alguns construtos da série mencionada.
metadata.dc.description.abstracten: A recurring subject in discussions about the English language learning and teaching in Brazilian public schools is the lack of teaching resources available for teachers and students to develop the teaching-learning process in a more effective way. In this sense, the textbook is considered an important tool in the foreign language teaching-learning process, since it can serve as a guide for teachers to develop their classes, it presents the content to be focused on during the school period, and brings activities for the students to practice the foreign language. Nevertheless, the arrival of the foreign language textbooks in Brazilian public schools makes us reflect on its consonance with what is proposed on the legal educational guidelines, to think about the preparation of teachers and students to work with these textbooks and to inquire about the effectiveness of this material for the English teaching-learning process. Thus, we propose a study that initially examines the official documents that comprise the Brazilian educational guidelines in order to identify the theoretical-methodological proposals presented in them. We concluded that the guidelines presented are based on three perspectives: on the interactive vision of the teaching-learning process, on the discursive perspective of language, and on aspects of a communicative approach for the foreign language teaching-learning process. Afterwards, we analyzed the instructions and the proposals of speaking activities, contained in the Keep in Mind (2009) series, based on the aspects created from those perspectives. The results obtained allowed us to conclude that at some points the textbooks are considered in agreement with the theoretical-methodological proposals presented in the official documents, as, for example, in regard to the promotion of interaction in the activities showed, and in the possibility of creating discursive productions in classes. In contrast, we found that there are some aspects which should be revisited along the textbook, so that its proposals get in tune with the guidelines stated in the documents: a) the fact that most of the instructions and activities do not present the context in which the communication will occur, b) the lack of encouragement in the instructions for the teachers to promote the creation of inferences about the discursive exchange to be performed with students. This research is characterized by the attributes of the qualitative perspective, since we propose an interpretative analysis of data, and by the sample study, since we have the oral production of the Keep in Mind (2009) series as the universe and we analyze samples of it. Subsequently, we develop the analysis of the instructions, those which are teacher-directed and those which are students-focused. Moreover, we believe that this research can contribute with the studies about textbook analyses, adding new insights and discoveries to that theme; it also may collaborate with the initial and/or continued teacher education, providing a vision of the theoretical-methodological proposals introduced by the legal educational guidelines and their relation to the Keep in Mind (2009) textbook series. Finally, this research may add new contributions to the PNLD (Programa Nacional do Livro Didático) guide by means of the results obtained from this research.
URI: http://www.repositorio.ufop.br/handle/123456789/3313
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