Please use this identifier to cite or link to this item: http://www.repositorio.ufop.br/jspui/handle/123456789/3305
Title: Definição de capacidade de um depósito médio de níquel laterítico aproveitado através de rota de lixiviação ácida sob pressão.
Authors: Rodrigues, Ruy Lacourt
metadata.dc.contributor.advisor: Silva, Valdir Costa e
Keywords: Economia - avaliação
Níquel
Lixiviação ácida sob pressão
Issue Date: 2007
Publisher: Programa de Pós-Graduação em Engenharia Mineral. Departamento de Engenharia de Minas, Universidade Federal de Ouro Preto.
Citation: RODRIGUES, R. L. Definição de capacidade de um depósito médio de níquel laterítico aproveitado através de rota de lixiviação ácida sob pressão. 2007. 149 f. Dissertação (Mestrado em Engenharia Mineral) - Universidade Federal de Ouro Preto, Ouro Preto, 2007.
Abstract: Os parâmetros técnicos da definição da capacidade de produção para o aproveitamento de níquel laterítico através de rotas de processo de lixiviação ácida sob pressão são discutidos no contexto de desenvolvimento de projetos, considerando uma operação verticalizada. Um depósito hipotético de tamanho médio foi definido a partir dos dados dos projetos em desenvolvimento e implementação e estabeleceu - se o plano de aproveitamento para várias escalas de produção entre 45 000 tpa Ni e 300 000 tpa Ni a partir de parâmetros da indústria. A análise econômica para os estudos das várias alternativas foi feita utilizando- se a metodologia de fluxos de caixa descontados, realizando- se análise de sensibilidade, computando- se e inte rpretando- se os índices de desempenho relevantes no contexto de avaliação de empreendimentos em mineração, o que permitiu estabelecer a escala recomendável. A escala recomendável é de 120 000 tpa Ni, que representa a melhor solução de compromisso tendo em vista o tamanho do mercado, os investimentos envolvidos e a rentabilidade do empreendimento. A escala mínima recomendável é de 60 000 tpa Ni.
metadata.dc.description.abstracten: The technical parameters of capacity definition for lateritic nickel operations using pressure acid leach are discussed in the context of project development considering a fully vertical operation. A hypothetical deposit of median size was defined using data from a number of deposits under development and implementation, leading to the development of the production plan for various capacities between 45 000 tpa Ni and 300 000 tpa Ni using industry parameters. The econ omic analysis was performed using discounted cash flow analysis with sensitivity analysis. Performance indicators were computed and interpreted in a mine valuation context, leading to the recommendation of the capacity to be implemented. The recommended c apacity is 120,000 tpa Ni, which represents the best compromise considering market size, investments and profitability. The minimum recommended capacity is as of 60,000 tpa Ni
URI: http://www.repositorio.ufop.br/handle/123456789/3305
metadata.dc.rights.license: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições. Na qualidade de detentor dos direitos autorais, de acordo com a lei nº 9610/98 autorizo a Universidade Federal de Ouro Preto/ UFOP, a disponibilizar gratuitamente, sem ressarcimento dos direitos autorais, o texto integral da publicação supracitada, em meio eletrônico, na BDTD - Biblioteca Digital de Teses e Dissertações e no Repositório Institucional da UFOP, no formato especificado, para fins de leitura, impressão e/ou download pela Internet, a título de divulgação da produção científica gerada pela Universidade a partir desta data.
Appears in Collections:PPGEM - Mestrado (Dissertações)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
DISSERTAÇÃO_DefiniçãoCapacidadeDepósito.PDF1,76 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.