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Title: O estágio na formação inicial de professores no ensino de língua inglesa.
Authors: Barbosa, Nayara Ferreira de Moura
metadata.dc.contributor.advisor: Jardilino, José Rubens Lima
Keywords: Formação de professores
Estágios supervisionados
Professor reflexivo
Língua inglesa - estudo e ensino
Issue Date: 2013
Publisher: Programa de Pós-Graduação em Educação. Departamento de Educação, Instituto de Ciências Humanas e Sociais, Universidade Federal de Ouro Preto.
Citation: BARBOSA, N. F. de M. O estágio na formação inicial de professores no ensino de língua inglesa. 2013. 129 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de Ouro Preto, Mariana, 2013.
Abstract: O estágio supervisionado é um componente curricular obrigatório nos cursos de licenciatura e é considerado como uma etapa importante na formação inicial e para a profissão docente. Com o tema o estágio supervisionado na formação docente, essa dissertação tem como problema, ou questão de pesquisa, entender de que maneira o estágio supervisionado da Licenciatura em Língua Inglesa do curso de Letras da Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP) contribui para a formação de um professor no modelo contra-hegemônico, categoria criada por Diniz-Pereira (2008), na perspectiva prática de formação docente. Tem-se como objetivo geral investigar como as relações que envolvem os estágios supervisionados dessa licenciatura podem contribuir para a formação e inserção na profissão docente. Já os objetivos específicos são: analisar as alterações curriculares e as legislações referentes ao estágio supervisionado; traçar um perfil da disciplina de estágio supervisionado em Língua Inglesa através dos relatos de experiência de alunos em formação inicial e dos professores das disciplinas; e, deixar contribuições para a discussão sobre os estágios das licenciaturas na UFOP e outras implementações relevantes nessa área. A hipótese foi previamente definida, ou seja, criada antes da coleta dos dados: o modelo de estágio implementado após a Resolução CNE/CP 1/2002 (BRASIL, 2002a) – que institui as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Formação de Professores da Educação Básica, em nível superior, curso de licenciatura, de graduação plena – possui melhores condições de formação do professor na perspectiva de formação de um professor reflexivo, pois a prática nessa Resolução é vista sob a ótica interdisciplinar que articula diferentes práticas desenvolvendo-se a partir de procedimentos de observação e reflexão para atuar em situações contextualizadas. O referencial teórico proposto nessa pesquisa é composto por autores que tratam de concepções de estágio – Pimenta e Lima (2010) e Barreiro e Gebran (2006); modelo contra-hegemônico – Diniz-Pereira (2008); conceito de “professor reflexivo” – Schon (1995) e (2000), Gómez (1995), Zeichner (2003), Pimenta (2010), Duarte (2003), Pimenta e Ghedin (2010), Ghedin (2010). Os caminhos metodológicos utilizados foram a abordagem qualitativa, pesquisa participativa e as técnicas de coleta de dados: análise documental, observação participante, grupo focal e entrevista semi-estruturada. Os dados coletados foram submetidos ao método análise de conteúdo, tendo por base principalmente a proposta de Laurence Bardin (2008), e discutidos dentro de 03 categorias “estágio como espaço privilegiado na formação docente”, “critérios legais e praticas formativas no estágio” e “professor de línguas”. Os resultados indicam que o estágio se ajusta a perspectiva de instrumentalização técnica (PIMENTA; LIMA, 2010), no modelo de formação hegemônico (DINIZ-PEREIRA, 2008) e pouco se articula com o conceito de professor reflexivo.
metadata.dc.description.abstracten: The internship is a compulsory component curriculum in undergraduate studies and is considered an important step in the pre-service and the teaching profession. With the theme internship in teaching education, this dissertation has this research question: understanding how the internship of Bachelor's degree in teaching English as a foreign language (TEFL) of Program in Language and Literature of Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP) contributes to a teaching education in a model called “anti-hegemonic” (DINIZ-PEREIRA, 2008), in practice perspective of teaching education. The general objective is to investigate how relationships that involve internship of Bachelor's degree in TEFL of UFOP can contributes for the formation and insertion of the teaching profession. Already the specific objectives are to analyze the changes of curriculum and legislation about internship; to draw a profile about the internship in English Language through narrative’s experience of students in pre-service and the professors of this subjects; and, to make contributions for the discussion of the internship of the degrees in UFOP and other relevant implementations in this area. The hypothesis was previously defined, was created before data collection: the internship model implemented after the Resolution CNE/CP 1/2002 (BRASIL, 2002a) - establishing the National Curriculum Guidelines for Teacher Training Basic Education at the college level, undergraduate course, full degree - has better teacher training in view of forming a reflective teacher practice because this Resolution is seen from an interdisciplinary perspective that articulates different practices developing itself from procedures observation and reflection to act in context. The theoretical framework proposed in this research consists of authors dealing with conceptions of internship - Pimenta and Lima (2010) and Barreiro and Gebran (2006); model anti-hegemonic - Diniz-Pereira (2008), the concept of "reflective teacher" - Schön (1995) and (2000), Gómez (1995), Zeichner (2003), Pimenta (2010), Duarte (2003), Pimenta and Ghedin (2010), Ghedin (2010). The methodological approaches used were qualitative approach, participatory research and techniques of data collection: document analysis, participant observation, focus group and semi-structured interview. The collected data were subjected to content analysis method, based mainly proposed Laurence Bardin (2008), and discussed in 03 categories "internship as a privileged space in teacher education", "legal criteria and formatives practices in internship" and "language teacher". The results indicate that the internship fits the perspective of technical instrumentalization (PIMENTA; LIMA, 2010), the model hegemonic (DINIZ-PEREIRA, 2008) and little is linked to the concept of reflective teacher.
URI: http://www.repositorio.ufop.br/handle/123456789/3289
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