Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufop.br/jspui/handle/123456789/3057
Título: SIGHabitar - Uma abordagem baseada em Inteligência de negócios para o desenvolvimento de sistemas de informação territorial : o cadastro técnico multifinalitário do município de Ouro Preto, MG.
Autor(es): Silva, João Tácio Corrêa da
Orientador(es): Carneiro, Tiago Garcia de Senna
Palavras-chave: Sistema de informação geográfica
Cadastro técnico multifinalitário
Data warehouse
Banco de dados
Processo decisório - processamento de dados
Data do documento: 2012
Editora / Evento / Instituição: Programa de Pós-Graduação em Ciência da Computação. Departamento de Ciência da Computação, Instituto de Ciências Exatas e Biológicas, Universidade Federal de Ouro Preto.
Referência: SILVA, J. T. C. da. SIGHabitar - Uma abordagem baseada em Inteligência de negócios para o desenvolvimento de sistemas de informação territorial : o cadastro técnico multifinalitário do município de Ouro Preto, MG. 2012. 70 f. Dissertação (Mestrado em Ciência da Computação) - Universidade Federal de Ouro Preto, Ouro Preto, 2012.
Resumo: As técnicas para o desenvolvimento de sistemas de informação para a gestão dos territórios municipais têm evoluído rapidamente. A crescente demanda por análises completas e atualizadas para apoiar a tomada de decisão e o planejamento municipal levou à especialização do cadastro imobiliário, cujos fatos relacionam-se com questões imobiliárias, jurídicas e fiscais, em um Cadastro Técnico Multifinalitário (CTM). O CTM busca representar vários outros aspectos do município, como saúde, segurança, educação e meio ambiente. Os Sistemas de Informação Territoriais (SIT) passaram a incorporar métodos e tecnologias de Sistema de Informação Geográfica (GIS) para representar a forma e localização geográficas dos fatos. O armazenamento e análise de um grande volume de dados espaciais e temporais levou a pesquisas por ferramentas que pudessem realizá-los com segurança e eficiência. No entanto, são raras as experiências relatadas na literatura que exploram o uso de técnicas de Inteligência de Negócios (Business Intelligence - BI) para a construção de SITs. Apesar de há anos existirem tecnologias livres para construir SITs, em todo o mundo, pouquíssimos municípios dispõe de um. Este fato justifica-se pela falta de pessoas especializadas para construí-los e mantê-los, de exemplos bem documentados para ser copiado e da garantia de retorno do investimento no sistema. Diante deste cenário, este trabalho procura desenvolver, avaliar e documentar uma abordagem que permita o desenvolvimento de um SIT que seja flexível o suficiente para absorver mudanças no território e nas questões a serem analisadas, sem que elas demandem grandes alterações nos esquemas dos bancos de dados e nas ferramentas para integração e análise. Para isso, métodos e ferramentas de BI foram emprega para implementar o CTM de um município de médio porte como um armazém de dados espaço-temporal (Spatio-Temporal Data Warehouse - STDW). Ferramentas ETL (Extract Transform and Load) foram utilizadas para a integração dos dados e ferramentas OLAP (On Line Analytical Processing) foram utilizadas para análise. Os resultados mostraram que, em dois meses, 92,5% dos 3.037 imóveis registrados na área de estudo foram corretamente georreferenciados e associados a informações de sistemas legados. Estima-se que a maior parte dos investimentos no SIT seja recuperada após o primeiro ano de uso para cobranças de taxas por serviços e de impostos imobiliários.
URI: http://www.repositorio.ufop.br/handle/123456789/3057
Aparece nas coleções:PPGCC - Mestrado (Dissertações)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
DISSERTAÇÃO_SIGHabitarAbordagemBaseada.PDF5,2 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.