Utilização de resíduo de mineração para obtenção de madeira plástica.

Nenhuma Miniatura disponível
Data
2013
Título da Revista
ISSN da Revista
Título de Volume
Editor
Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Materiais. Rede Temática em Engenharia de Materiais, Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação, Universidade Federal de Ouro Preto.
Resumo
A madeira plástica é um material que vem ganhando cada vez mais destaque como material alternativo, principalmente na construção civil. As qualidades deste compósito vão além das características mecânicas. O seu apelo ecológico é muito grande, pois permite reciclar os resíduos poliméricos, que demorariam centenas de anos para se decompor. Existe um grande esforço no meio acadêmico e industrial na pesquisa de novas composições, para constante melhoria do material, visto que na produção da madeira plástica é permitida uma vasta combinação de componentes, podendo ser uma opção de reciclagem para mais de um tipo de resíduo. Neste trabalho foram desenvolvidas madeiras plásticas utilizando material plástico reciclado. O compósito foi obtido a partir de polipropileno, polietileno de baixa e alta densidade e resíduo arenoso proveniente da flotação do itabirito. Foram realizados vários experimentos com diferentes composições para obtenção da madeira plástica. Com uma extrusora aquecida e estabilizada a uma temperatura de 175C° nas 5 zonas, a mistura planejada foi colocada no funil aos poucos, para controlar o fluxo da extrusão. O compósito foi extrudado, coletado nos moldes e mantido descansando por 1 minuto para a saída de vapores da amostra. Após o descanso, os moldes com material coletado foram levados até a uma prensa, sendo prensados a 9810N/m2 e mantidos sob essa pressão por mais de 1 minuto. Aliviada a pressão, os moldes foram colocados por mais 5 minutos para o resfriamento e desenformado. A madeira plástica obtida foi testada para identificação da melhor composição do compósito. No intuito de analisar sua durabilidade em ambiente externo, as composições foram irradiadas com raios gama, para avaliar as perdas das propriedades dos compósitos. A madeira plástica desenvolvida tem como finalidade a fabricação de mourões de cerca e pallets, sendo uma alternativa ao eucalipto. O compósito comportou o resíduo arenoso até 25% em peso de forma a manter as propriedades físicas desejáveis e boa resistência a radiação, podendo ser exposta a ambientes externos por mais de 80 anos sem perdas de propriedades.
Descrição
Palavras-chave
Resíduo - mineração, Madeira plástica, Polímero
Citação
SOUZA, R. E. de. Utilização de resíduo de mineração para obtenção de madeira plástica. 2013. 62 f. Dissertação (Mestrado em Engenharia de Materiais) – Universidade Federal de Ouro Preto, Ouro Preto, 2013.