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Título: Avaliação comportamental em fluência de vasos de aço 16Mo3 para transporte de material siderúrgico.
Autor(es): Eulotério, Octávio Manga
Orientador(es): Cândido, Luiz Cláudio
Palavras-chave: Materiais - deformação
Aço - estruturas
Temperatura
Data do documento: 2009
Editora / Evento / Instituição: Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Materiais. Rede Temática em Engenharia de Materiais, Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação, Universidade Federal de Ouro Preto.
Referência: EULOTÉRIO, O. M. Avaliação comportamental em fluência de vasos de aço 16Mo3 para transporte de material siderúrgico. 2009. 73 f. Dissertação (Mestrado em Engenharia de Materiais) – Universidade Federal de Ouro Preto, Ouro Preto, 2009.
Resumo: Os carros torpedo utilizados em usinas siderúrgicas estão submetidos a níveis de carregamento e temperaturas relativamente altos, assim estão sujeitos à deformação plástica ao longo do tempo. Este trabalho estudou as características comportamentais de um aço do tipo 16Mo3 sob fluência. Além da caracterização do material metálico, foram realizadas simulações matemáticas e análises termográficas para verificar as distribuições de tensão e temperatura em um carro torpedo. Foram realizados ensaios de ruptura por fluência, inicialmente, com valores próximos ao limite de escoamento do material até 50% do mesmo. Notou-se que a temperatura crítica de operação de um carro torpedo é em torno de 440°C. Os corpos de prova ensaiados sob fluência sofreram ruptura para níveis de carregamento abaixo de 95% até 70% do limite de escoamento. Com aplicação de 50% do limite de escoamento, os corpos de prova não se romperam em tempos maiores que 4800 horas de ensaio.
Resumo em outra língua: The pugh cars that are used in steelmaking plants are subjected to load and temperature levels relatively high, so they are submitted to plastic deformation with time. This work studied the behavior characteristics of 16Mo3 steel during creep. In addiction of material characterization, mathematical simulations and thermograph analysis were done to verify the stress and temperature distribution in a pugh car. Initially, creep rupture tests were executed using values closed to the material yielding stress until 50% of it. It was observed that the operation critical temperature of the pugh car was 440°C. The creep specimens were broken for loads under 95% to 70% of yielding stress. With 50% of yielding stress, the specimen didn’t break after 4800 hours.
URI: http://www.repositorio.ufop.br/handle/123456789/2963
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