Contribuição para o desenvolvimento da metodologia de análise, gestão e controle de riscos geotécnicos para a área urbana da cidade de Ouro Preto.

Nenhuma Miniatura disponível
Data
2011
Título da Revista
ISSN da Revista
Título de Volume
Editor
Programa de Pós-Graduação em Geotecnia. Núcleo de Geotecnia, Escola de Minas, Universidade Federal de Ouro Preto.
Resumo
O intenso processo de urbanização vivido no Brasil a partir da década de 70, aliado à falta de recursos e de políticas habitacionais adequadas, proporcionou um amplo processo de ocupação de áreas urbanas, resultando em graves situações de risco. Este contexto se aplica integralmente à área urbana do município de Ouro Preto/MG, ambiente moldado num cenário de elevada complexidade geológica e geomorfológica, passível, portanto, de potenciais mecanismos de movimentos de massa e impactos diretos sobre a infra-estrutura local e à população. O objeto deste trabalho consistiu em aplicar os princípios e as bases conceituais das análises de risco a escorregamentos ao sítio urbano da cidade, visando contribuir para a prevenção/mitigação dos riscos e para a gestão político-ambiental deste espaço. A proposta metodológica desenvolvida incluiu a utilização de ferramentas SIG por meio do Programa ArcGis. Os atributos e parâmetros admitidos como potencialmente indutores dos mecanismos de escorregamentos foram os seguintes: declividade, forma das encostas e litologia. Dentre os fatores analisados, a declividade exerceu maior influência, seguida pela litologia e pela morfologia local. Os resultados foram sistematizados em um mapa de suscetibilidade a escorregamentos e um mapa de perigo a escorregamentos. O primeiro traduz a predisposição do espaço físico induzir movimentos de massa. O mapa de perigo a escorregamentos representa a probabilidade da ocorrência destes processos e suas conseqüências em termos de danos físicos e patrimoniais, além de perdas de vidas humanas. O trabalho incluiu ainda os estudos e resultados obtidos com programa de controle e monitoramento do espaço urbano da cidade, por meio de inspeções in situ e instalação de inclinômetros em áreas críticas. Tais procedimentos, integrados aos estudos dos condicionantes geológico-geotécnicos locais, propiciaram a definição do zoneamento de áreas de risco da área estudada, levando-se em consideração a influência direta das ocorrências registradas ao longo do tempo.
Descrição
Palavras-chave
Risco, Suscetibilidade, Escorregamento, Inclinômetro, Ouro Preto - MG
Citação
FONTES, M. M. M. Contribuição para o desenvolvimento da metodologia de análise, gestão e controle de riscos geotécnicos para a área urbana da cidade de Ouro Preto. 2011. 132 f. Dissertação (Mestrado em Geotecnia) - Universidade Federal de Ouro Preto, Ouro Preto, 2011.