Resistência à corrosão de aços inoxidáveis em solução sintética de condensado de álcool combustível.

Nenhuma Miniatura disponível
Data
2010
Título da Revista
ISSN da Revista
Título de Volume
Editor
Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Materiais. Rede Temática em Engenharia de Materiais, Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação, Universidade Federal de Ouro Preto.
Resumo
A necessidade de atender as exigências impostas por órgãos ambientais no que se refere à emissão de poluentes gasosos e à demanda dos consumidores por veículos mais econômicos e mais duráveis, principalmente no que diz respeito à maior resistência à corrosão, tem promovido pesquisas para a substituição de materiais tradicionais nos sistemas de exaustão de veículos procurando atingir um custo-benefício favorável. Nesse contexto estão inseridos os aços inoxidáveis que têm elevadas resistência mecânica e à corrosão, propriedades essenciais para materiais que possam vir a serem utilizados no sistema de exaustão de veículos automotivos. Foi objetivo desse trabalho avaliar comparativamente a resistência à corrosão em solução sintética de condensado de álcool combustível dos aços inoxidáveis do tipo ABNT 304, 439 e 409, como materiais alternativos para a fabricação do sistema de escapamento de veículos automotivos. Para esse propósito foram levantadas curvas de polarização potenciodinâmica anódica das amostras de aço em solução sintética de condensado de álcool com teor de cloreto de 24mg/L, antes e após a indução de defeitos na superfície das amostras com o intuito de acelerar o processo corrosivo nas amostras. Os resultados mostraram que a solução de condensado não provocou corrosão nos aços estudados, mesmo na região dos defeitos. No entanto, ensaios potenciodinâmicos realizados em solução aquosa de cloreto de sódio 3% nestas mesmas amostras mostraram que a resistência à corrosão dos aços estudados decresce na sequência: ABNT 304, ABNT 439, ABNT 409. A mesma evidência foi verificada em ensaios de imersão em cloreto férrico. Os resultados obtidos permitiram concluir que todos os quatro tipos de aço estudados podem ser utilizados em sistemas de escapamentos de veículos movidos a álcool, pois não apresentam problemas de formação de pites de corrosão em solução de condensado de álcool. Dessa maneira na seleção do tipo de aço deverá ser levada em consideração a melhor relação custo-benefício.
Descrição
Palavras-chave
Automóveis - motores - gás de exaustão, Condensador de álcool, Aço, Álcool combustível, Engenharia de materiais
Citação
MENEZES, M. R. Resistência à corrosão de aços inoxidáveis em solução sintética de condensado de álcool combustível. 2010. 77 f. Dissertação (Mestrado em Engenharia de Materiais) – Universidade Federal de Ouro Preto, Ouro Preto, 2010.