A motivação para aprender matemática no 9º ano do ensino fundamental : um estudo do potencial dos materiais manipulativos e da construção de objetos na aprendizagem de área de polígonos e volume de prismas.

Nenhuma Miniatura disponível
Data
2011
Título da Revista
ISSN da Revista
Título de Volume
Editor
Programa de Pós-Graduação em Educação Matemática. Departamento de Matemática, Instituto de Ciências Exatas e Biológicas, Universidade Federal de Ouro Preto.
Resumo
As dificuldades dos alunos em Matemática não se limitam aos conteúdos, mas envolvem a própria motivação deles para a realização de atividades e a dificuldade de estabelecer relações entre a Matemática escolar e as situações cotidianas. A motivação para aprender é uma disposição duradoura para se envolver nas atividades que levem à aquisição de conhecimentos, podendo ser desenvolvida através do uso de estratégias motivacionais. Assim, desenvolvemos uma pesquisa do tipo estudo de caso qualitativo com alunos do 9º ano do Ensino Fundamental de uma escola de Belo Horizonte-MG. Implementamos uma proposta de ensino de área de polígonos e volume de prismas baseada, principalmente, na manipulação de materiais e objetos que possibilitam ao aluno a compreensão dos conceitos, favorecendo a visualização das figuras geométricas e de suas propriedades. Buscamos verificar como essa proposta de ensino favoreceu a motivação dos alunos para a realização das atividades e consequentemente, a sua contribuição para a melhoria de seu desempenho em Matemática. A escolha dos conteúdos de área de polígonos e volume de prismas, deve-se à constatação de que o ensino de Geometria tem sido negligenciado nos vários níveis de escolarização, apesar de sua importância para a formação do conhecimento matemático. A análise dos dados coletados sugere, entre outros que: o papel do professor é essencial não só na implementação de estratégias diferenciadas para motivar os alunos para aprender, mas também, na atenção individualizada dispensada a cada aluno; a utilização dos materiais manipulativos desperta o interesse e a curiosidade em vários momentos, desafiando os alunos a descobrir a Matemática do cotidiano; a presença da manipulação e da construção de objetos proporciona momentos de descontração, mas também de aprendizagem por meio da verbalização de conhecimentos e de dúvidas, levando o aluno a refletir sobre suas próprias dificuldades.
Descrição
Palavras-chave
Matemática, Geometria, Ensino, Aprendizagem, Dificuldades no ensino
Citação
JESUS, A. G. de. A motivação para aprender matemática no 9º ano do ensino fundamental: um estudo do potencial dos materiais manipulativos e da construção de objetos na aprendizagem de área de polígonos e volume de prismas. 2011. 314 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Educação Matemática) – Universidade Federal de Ouro Preto, Ouro Preto, 2011.