Caracterização de carvão vegetal para a sua injeção em altos-fornos a carvão vegetal de pequeno porte.

Nenhuma Miniatura disponível
Data
2008
Título da Revista
ISSN da Revista
Título de Volume
Editor
Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Materiais. Rede Temática em Engenharia de Materiais, Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação, Universidade Federal de Ouro Preto.
Resumo
O Brasil produz cerca de 35 % do ferro gusa através de altos- fornos a carvão vegetal de pequeno porte (volume útil < 300m3), gerando com isto resíduo, entre eles carvão vegetal fino (moinha). Este projeto estuda o reaproveitamento da moinha utiliza em ICP (Injeção de Carvão Pulverizado). O fo co principal é o comportamento do carvão vegetal pulverizado injetado, através das ventaneiras, na zona de combustão destes altos-fornos. Utilizou-se para isto um equipamento de simulação, levando em consideração as peculiaridades destes reatores. Dentro deste contexto, variáveis que influenciam na técnica ICP são analisadas. Como propriedades do carvão vegetal (são elas tamanho de grão, carbono fixo, porosidade, densidade e umidade) e a taxa de injeção. Os dados são analisados cotejados com a literatura, bem como com os fundamentos do processo. Foram utilizadas técnicas de microscopia eletrônica de varredura, analise de porosidade via BET, utilização de TGA, determinação de parâmetros químicos do carvão vegetal, tais como analise imediata e elementar. Concluiu-se que existe possibilidade de elevar a taxa de injeção de carvão pulverizado em pequenos altos- fornos a carvão vegetal, graças a alterações na seleção do carvão e alterações em parâmetros do processo. O ensaio para simulação do que ocorre nas ventaneiras de altos- fornos, sob elevado gradiente térmico permite determinar os principais parâmetros para otimização da ICP. Parâmetros físicos não são limitantes ao aumento da taxa de injeção, sendo que a análise imediata pode ser usada como fator importante que afeta o índice de combustão do carvão vegetal. Aumentos da granulometria podem ser favoráveis sob o ponto de vista econômico para a prática de injeção de carvão vegetal em pequenos altos-fornos.
Descrição
Palavras-chave
Carvão vegetal, Materiais granulados, Altos fornos, Engenharia metalúrgica, Resíduos industriais
Citação
ASSIS, C. F. C. de. Caracterização de carvão vegetal para a sua injeção em altos-fornos a carvão vegetal de pequeno porte. 2008. 132 f. Dissertação (Mestrado em Engenharia de Materiais) – Universidade Federal de Ouro Preto, Ouro Preto, 2008.