Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufop.br/jspui/handle/123456789/2531
Título: Geomedicina : distribuição geográfica dos elementos químicos na água de abastecimento urbano e sua relação com os níveis séricos de elementos-traço na população de Ouro Preto, Minas Gerais, 2006-2007.
Autor(es): Barbosa, Cléia Costa
Orientador(es): Coelho, George Luiz Lins Machado
Palavras-chave: Água potável
Elementos químicos
Saneamento - Ouro Preto - MG
Georreferenciamento
Ouro Preto - MG - abastecimento de água
Data do documento: 2010
Editora / Evento / Instituição: Programa de Pós-Graduação em Ciências Biológicas. Núcleo de Pesquisas em Ciências Biológicas, Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós Graduação, Universidade Federal de Ouro Preto.
Referência: BARBOSA, C. C. Geomedicina : distribuição geográfica dos elementos químicos na água de abastecimento urbano e sua relação com os níveis séricos de elementos-traço na população de Ouro Preto, Minas Gerais, 2006-2007. 2010. 216 f. Tese (Doutorado em Ciências Biológicas) - Universidade Federal de Ouro Preto, Ouro Preto, 2010.
Resumo: As doenças não-transmissíveis representam a principal causa de mortalidade e de incapacitação no mundo e são responsáveis por 59% dos 56,5 milhões de óbitos anuais. Ultimamente vem-se considerando o papel dos elementos-traço, que direta ou indiretamente podem ser fatores de risco ou de proteção para doenças. Em Ouro Preto/MG, apesar de existirem indícios sobre a relação da água contaminada com doenças não transmissíveis, as informações sobre o mapeamento da água consumida não são claras e as correlações com as análises em soro ainda não foram estudadas. Desta maneira, esse estudo descritivo teve como objetivo avaliar a correlação entre a concentração dos elementos químicos na água de abastecimento da área urbana e os níveis de elementos-traço no soro dos indivíduos, além de determinar a distribuição geográfica desses elementos. A amostra foi composta pela coleta em 392 domicílios/indivíduos selecionados por setor censitário, de forma aleatória, e 19 pontos da rede de abastecimento. As análises na água foram realizadas pelas técnicas: ICP OES, e voltametria cíclica e as no soro: ICP OES. As informações sobre serviços e infra-estrutura foram obtidas através de questionários e relatórios, envolvendo os 16 sistemas oficiais de abastecimento urbano, que compreendem 36 redes de distribuição de água. No período seco foram observadas concentrações de As, Fe, Mn, Cd e Pb acima das estabelecidas pelas leis vigentes. No período chuvoso, observaram-se alterações anômalas nos valores de Al, Cd, Pb e Fe. As análises do soro apresentaram concentrações de elementos-traço acima dos valores de referência para o Al, Cd, Fe, Mn, Pb, Sr, e apresentaram correlação significativa (p<0.05) entre as regiões geográficas para a ferritina, Pb e Li. Não houve associação significativa entre a dosagem dos elementos-traço no soro estudados e as concentrações observadas na água de abastecimento, mesmo entre os elementos comuns ao Quadrilátero Ferrífero. A média das concentrações de Pb sérico foi maior (p=0,010) entre os homens. Esse estudo delineou as características da água de abastecimento, observou a concentração de elementos-traço nos soros dos indivíduos e agregou novos eventos à saúde urbana de Ouro Preto/MG, fornecendo direcionamento aos gestores. Faz-se, portanto necessário uma maior atuação e controle dos órgãos municipais, sobre a água de abastecimento, visando à melhoria da qualidade de vida da população.
Resumo em outra língua: Non transmissible diseases represent the main cause of mortality and disability in the world and are responsible for 59% of the 56.5 million deaths annually. Nowadays it is being considered the role of the trace elements, which direct or indirectly can be the risk factors or the protector factors for diseases. In Ouro Preto/ MG, in spite of the signs about the relation between the contaminated water with non transmissible diseases, information about the screening of the consumed water are not clear and the correlations with the analyses in serum were still not studied. In this way, this descriptive study assessed the correlation between chemical elements' concentrations at the supply urbane area water and the levels of
URI: http://www.repositorio.ufop.br/handle/123456789/2531
Aparece nas coleções:PPCBIOL - Doutorado (Teses)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TESE_GeomedicinaDistribuiçãoGeográfica.PDF4,5 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.