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Título: Aspectos lógicos na música clássica do século XVIII : o modelo recognitivo enquanto aparato epistemológico da autonomia do discurso musical instrumental.
Autor(es): Nachmanowicz, Ricardo Miranda
Orientador(es): Iannini, Gilson de Paulo Moreira
Palavras-chave: Música - filosofia e estética
Estética
Lógica
Juízo - lógica
Música instrumental - séc. XVIII - estética
Data do documento: 2012
Editora / Evento / Instituição: Programa de Pós-Graduação em Filosofia. Departamento de Filosofia, Instituto de Filosofia, Artes e Cultura, Universidade Federal de Ouro Preto. Dissertação (Mestrado em Filosofia) - Universidade Federal de Ouro Preto, Ouro Preto, 2012.
Referência: NACHMANOWICZ, R. M. Aspectos lógicos na música clássica do século XVIII : o modelo recognitivo enquanto aparato epistemológico da autonomia do discurso musical instrumental. 2012. 188 f. Dissertação (Mestrado em Filosofia) - Universidade Federal de Ouro Preto, Ouro Preto, 2012..
Resumo: A dissertação consiste em uma investigação de caráter epistemológica acerca da experiência musical, e em especial, da música instrumental tonal clássica produzida no século XVIII. A relação estabelecida foi que o objeto musical escolhido pode ser compreendido a partir do paradigma transcendental kantiano e de seu fundamento para o conhecimento, quer seja um fundamento lógico, determinante ou recognitivo. Contudo, esta mesma vinculação possui um impedimento na própria obra kantiana, que reserva um outro fundamento para o objeto musical, o estético. A dissertação conclui que a relação entre o fundamento lógico kantiano para o conhecimento e as técnicas e artifícios da produção musical instrumental clássica possuem uma complementaridade teórica que não possui o mesmo paralelo no fundamento estético kantiano. A dissertação consiste em uma investigação de caráter epistemológica acerca da experiência musical, e em especial, da música instrumental tonal clássica produzida no século XVIII. A relação estabelecida foi que o objeto musical escolhido pode ser compreendido a partir do paradigma transcendental kantiano e de seu fundamento para o conhecimento, quer seja um fundamento lógico, determinante ou recognitivo. Contudo, esta mesma vinculação possui um impedimento na própria obra kantiana, que reserva um outro fundamento para o objeto musical, o estético. A dissertação conclui que a relação entre o fundamento lógico kantiano para o conhecimento e as técnicas e artifícios da produção musical instrumental clássica possuem uma complementaridade teórica que não possui o mesmo paralelo no fundamento estético kantiano.
Resumo em outra língua: The dissertation consists of an investigation about the epistemological character of musical experience, and in particular, instrumental classical tonal music produced in the eighteenth century. The relationship was established that the music-object chosen can be understood from the Kantian paradigm and its transcendental foundation for knowledge, whether a rationale, determining or recognition. However, this same binding has an impediment in his own work, Kant reserving another musical foundation for the musical object, the aesthetic. The dissertation concludes that the relationship between the Kantian logical foundation for the knowledge and the techniques and tricks of classical instrumental music production are complementary, and that has no parallel in the same Kantian aesthetic grounds.
URI: http://www.repositorio.ufop.br/handle/123456789/2504
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