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Title: O poder do irreal : um estudo sobre o potencial cognitivo da ficção.
Authors: Costa Júnior, José
metadata.dc.contributor.advisor: Pimenta Neto, Olímpio José
Keywords: Estética
Teoria do conhecimento
Epistemologia
Imaginação - filosofia
Teoria das ficções
Issue Date: 2011
Publisher: Programa de Pós-Graduação em Filosofia. Departamento de Filosofia, Instituto de Filosofia, Artes e Cultura, Universidade Federal de Ouro Preto.
Citation: COSTA JÚNIOR, J. O poder do irreal : um estudo sobre o potencial cognitivo da ficção. 2011. 84 f. Dissertação (Mestrado em Filosofia) - Universidade Federal de Ouro Preto, Ouro Preto, 2011.
Abstract: Os objetivos da presente dissertação são: (i) mostrar como as artes ficcionais podem veicular um tipo diferenciado de conhecimento; e (ii) como esse potencial, em alguns casos, fomenta seu valor e legitimação. Para isso, apresentamos uma introdução ao estudo filosófico da ficção, visando a determinar qual sua natureza, além de compreender a maneira pela qual ela nos afeta. Expomos no segundo capítulo uma discussão acerca da relação entre o discurso ficcional e o conhecimento, com vistas a identificar os possíveis modos pelos quais a ficção pode se interligar ao conhecimento. Para isso, começamos por sumariar as ideias de Platão e Aristóteles em relação à perspectiva de a arte proporcionar conhecimento. Depois, discutimos as posições cognitivistas no debate contemporâneo com o objetivo de compreender suas possibilidades e seus limites a partir da reconstituição dos argumentos. No terceiro capítulo apresentamos uma posição favorável à tese do impacto cognitivo da ficção. Tal defesa explorará o tema tendo como base propostas que tratam da natureza comunicativa e da potencialidade cognitiva diferenciada. Destacamos que a noção de conhecimento não proposicional é essencial para compreendermos se podemos obter algum tipo de ganho cognitivo através das artes ficcionais. Por fim, discutimos a existência da associação entre valor estético e potencial cognitivo da ficção. O mote é esclarecer se existe um vínculo entre a questão epistêmica (se podemos realmente aprender com a arte), e a questão estética (se a potencialidade cognitiva da arte implica sua valorização).
metadata.dc.description.abstracten: The purposes of this essay are: (i) show how fictional arts can convey a differentiated type of knowledge and (ii) that at least in some cases, such potential can foster its value. For this, we present an introduction to the philosophical study of fiction to determine what is its nature and to understand the way it affects us. In the second chapter we expose a discussion of the relationship between fictional discourse and knowledge in order to understand the possible ways through which fiction can relate to knowledge. Therefore, we begin by summarizing the positions of Plato and Aristotle in relation to the possibilities of art bringing knowledge. Then we discuss the cognitivist positions in the contemporary debate in order to understand its possibilities and its limits from the reconstitution of the arguments. The third chapter presents a position favorable to the thesis of the cognitive impact of fiction. Such defense will explore the theme aiming at proposals that deal with the communicative nature and with the differentiated cognitive potentiality. We highlight that the notion of non-propositional knowledge is essential to understand if we can get some kind of cognitive gain through fictional arts. Finally, we discuss the existence of the relationship between esthetic value and cognitive potential of fiction. The objective is to clarify whether there is a link between the epistemic issue, i.e. whether we can really learn with art, and the esthetic issue, in other words, if art's cognitive potentiality implies its appreciation.
URI: http://www.repositorio.ufop.br/handle/123456789/2501
Appears in Collections:PPGEFA - Mestrado (Dissertações)

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