Please use this identifier to cite or link to this item: http://www.repositorio.ufop.br/handle/123456789/2500
Title: Comportamento do manganês durante o sopro de oxigênio em convertedor.
Authors: Barão, Celso Dias
metadata.dc.contributor.advisor: Silva, Carlos Antônio da
Keywords: Siderurgia
Manganês
Aço - indústria
Polímeros
Issue Date: 2007
Publisher: Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Materiais. Rede Temática em Engenharia de Materiais, Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação, Universidade Federal de Ouro Preto.
Citation: BARÃO, C. D. Comportamento do manganês durante o sopro de oxigênio em convertedor. 2007. 149 f. Dissertação (Mestrado em Engenharia de Materiais) – Universidade Federal de Ouro Preto, Ouro Preto, 2007.
Abstract: Através de levantamento bibliográfico, estudo com dados operacionais e experiências industriais, foram investigados os parâmetros operacionais e de processo, sobre o comportamento do manganês na operação de fabricação de aço em convertedor com sopro de oxigênio. Os resultados mostraram que os principais fatores que influenciam no comportamento do manganês são: a quantidade de manganês carregado, o volume de escória formado, o nível de oxidação e a temperatura. De acordo com análise realizada em um banco de dados com mais de 10.000 corridas, cuja amplitude permitiu empreender uma estratificação de valores dos parâmetros operacionais, foi observado que são obtidos maiores teores de manganês de fim de sopro, com o aumento da temperatura, elevação no teor de manganês do gusa, redução no teor do silício do gusa ou em corridas com menores níveis de oxidação.
metadata.dc.description.abstracten: A literature survey coupled with an analysis of operational database containing more than 10,000 heats data and industrial experiences has allowed assessing the influence of operational and process parameters upon manganese behavior in the BOF process. The results have shown the main factors of the influence in manganese behavior, to be the manganese in put, volume of slag, oxidation level and temperature. From this industrial database was inferred that the manganese recovery increases when the blow end temperature and hot metal manganese increase or when hot metal silicon and oxidation level decreases.
URI: http://www.repositorio.ufop.br/handle/123456789/2500
Appears in Collections:REDEMAT - Mestrado (Dissertações)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
DISSERTAÇÃO_ComportamentoManganêsDurante.pdf1,55 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.