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Title: Influência da microestrutura heterogênea nas propriedades mecânicas de um aço C-Mn laminado a quente e utilizado em aros de rodas automotivas.
Authors: Chagas, Carlos Fernando
metadata.dc.contributor.advisor: Domingues, Ricardo Pinheiro
Keywords: Rodas de aço
Laminação - metalurgia
Microestrutura heterogênea
Processos de fabricação
Steel wheels
Issue Date: 2007
Publisher: Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Materiais. Rede Temática em Engenharia de Materiais, Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação, Universidade Federal de Ouro Preto.
Citation: CHAGAS, C. F. Influência da microestrutura heterogênea nas propriedades mecânicas de um aço C-Mn laminado a quente e utilizado em aros de rodas automotivas. 2007. 105 f. Dissertação (Mestrado em Engenharia de Materiais) – Universidade Federal de Ouro Preto, Ouro Preto, 2007.
Abstract: São apresentadas as características gerais de rodas de veículos automotores fabricadas em aço, além de uma sucinta explanação sobre o processo de produção e do perfil térmico dos aços laminados em tiras a quente. Neste contexto, é enfocada a produção, em linhas convencionais de tiras a quente, de aços isentos de microligantes e endurecidos por refino de grão (ERG). Nesse tipo de processo, a condição de laminação a quente deve resultar em uma microestrutura fina, equiaxial e homogênea, visando a garantir uniformidade das propriedades mecânicas ao longo da largura da tira e a qualidade metalúrgica requerida para a aplicação do produto. São também apresentadas as causas, em tiras de aço laminadas a quente, da susceptibilidade à geração de granulação heterogênea em sua microestrutura.
metadata.dc.description.abstracten: This study presents the basic characteristics of steel wheel rims, used in the automotive industry as well as a brief description of the hot strip rolling process and of the thermal profile concerning the production of such steels. Steels for wheel rims application are carbonmanganese steels without alloying additions, which has the grain refinement as the main hardening mechanism. Thus, the hot rolling process shall lead to a fine, equiaxed and homogenous microstructure in the strip, in order to guarantee not only the required strength level but also uniformity throughout the whole width direction. It is also presented the causes of the susceptibility of forming heterogeneous microstructure during hot strip rolling of the steels mentioned above.
URI: http://www.repositorio.ufop.br/handle/123456789/2494
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