Estudo do aproveitamento de rejeitos do beneficiamento do manganês pela indústria cerâmica.

Nenhuma Miniatura disponível
Data
2011
Título da Revista
ISSN da Revista
Título de Volume
Editor
Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Materiais. Rede Temática em Engenharia de Materiais, Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação, Universidade Federal de Ouro Preto.
Resumo
Para estudar a utilização da lama de redução de manganês, um resíduo dos fornos elétricos de produção de ferro-ligas de manganês, como matéria prima de tijolos para construção civil, foram formuladas diferentes massas cerâmicas com teores de 0; 2,5; 5 e 10% em peso de adição de resíduo à argila utilizada comercialmente, e sinterizadas em diferentes temperaturas, 850°C, 950°C e 1050°C. Depois de sinterizados, os corpos cerâmicos foram estudados por microscopia ótica, microscopia eletrônica de varredura (MEV), difração de raios x e por espectrofotometria. Suas propriedades mecânicas foram avaliadas por resistência à flexão, porosidade aparente e massa específica, absorção de água, retração linear e perda ao fogo. Com o auxilio de técnicas e programas de planejamento de experimentos, a ação das variáveis: temperatura, composição e a interação entre elas sobre os resultados foram discutidos. Concluiu-se que a adição de lama de manganês à massa cerâmica, para a produção de cerâmica vermelha, mostrou-se altamente viável do ponto de vista técnico.
Descrição
Palavras-chave
Manganês - resíduos, Resíduos industriais - reaproveitamento, Cerâmica, Engenharia de materiais, Manganese sludge
Citação
CASTRO, C. G. Estudo do aproveitamento de rejeitos do beneficiamento do manganês pela indústria cerâmica. 2011. 109 f. Dissertação (Mestrado em Engenharia de Materiais) – Universidade Federal de Ouro Preto, Ouro Preto, 2011.