Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufop.br/jspui/handle/123456789/2448
Título: Projetos de modelagem matemática e sistemas lineares : contribuições para a formação de professores de matemática.
Autor(es): Rangel, Walter Sérvulo Araújo
Orientador(es): Reis, Frederico da Silva
Palavras-chave: Sistemas lineares
Matemática
Mathematics education in college
Mathematics modeling
Formação de professores
Data do documento: 2011
Editora / Evento / Instituição: Programa de Pós-Graduação em Educação Matemática. Departamento de Matemática, Instituto de Ciências Exatas e Biológicas, Universidade Federal de Ouro Preto.
Referência: RANGEL, W. S. A. Projetos de modelagem matemática e sistemas lineares: contribuições para a formação de professores de matemática. 2011. 139 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Educação Matemática) – Universidade Federal de Ouro Preto, Ouro Preto, 2011.
Resumo: A presente pesquisa visou investigar as contribuições da elaboração de Projetos de Modelagem Matemática para a formação de Professores de Matemática. A pesquisa foi realizada numa abordagem metodológica qualitativa, a partir do desenvolvimento de três Projetos de Modelagem Matemática. A pesquisa teórico-bibliográfica contemplou trabalhos relacionados à Modelagem Matemática, Educação Matemática no Ensino Superior, especificamente, Ensino de Álgebra Linear e Projetos de Trabalho. A pesquisa documental se limitou à análise de livros didáticos de Álgebra Linear utilizados em cursos de Licenciatura em Matemática de algumas universidades. A pesquisa de campo foi realizada com alunos do 3º período de Licenciatura em Matemática da Faculdade Pereira de Freitas, em Ipatinga – MG, no 2º semestre letivo de 2010. Os dados foram coletados a partir dos registros do diário de campo elaborados e pela observação do desenvolvimento dos Projetos de Modelagem Matemática pelos grupos, além da aplicação de três questionários. As Considerações Finais apontam que o desenvolvimento de Projetos de Modelagem Matemática contribui, não só para formar um professor crítico e reflexivo, ao proporcionar o desafio de realizar a junção entre a teoria matemática com a prática da sala de aula, a partir das aplicações da Matemática, como também contribui para transformar a sala de aula num ambiente propício à geração e construção coletiva de conhecimentos, identificada pelas interações, dos diálogos, das pesquisas e da trocas de experiências entre os participantes.
Resumo em outra língua: This research investigated the contributions the drawing of Mathematics Modeling Projects to the Education of Mathematics Teachers. The research was carried out in a qualitative methodological approach, starting from the development of three Mathematics Modeling Projects. The theoretical and bibliographical research considered works related to Mathematics Modeling, Mathematics Education in College, specifically Linear Algebra Teaching and Working Projects. The documentary research was limited to the analysis of didactic books about Linear Algebra used in Mathematics College Degree courses of some universities. The field research was conducted with students in the 3rd term of the Mathematics College Degree course of Pereira de Freitas College, in Ipatinga –MG, during the second semester of the school year of 2010. The data were collected from the records of the field research draw up by observing the Mathematics Modeling Projects of the groups and by applying three questionnaires. The Final Considerations point that the development of Mathematics Modeling Projects contributes to form critical and reflective teachers, offering the challenge of putting together the mathematics theory and the classroom practice, through the applications of Mathematics, and also contributes to turn the classroom into a proper environment to the collective generation and construction of knowledge, identified by interactions, dialogues, researches and experiences exchanged among the participants.
URI: http://www.repositorio.ufop.br/handle/123456789/2448
Aparece nas coleções:PPGEDMAT - Mestrado Profissional (Dissertações)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
DISSERTAÇÃO_ProjetosModelagemMatemática.pdf1,12 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
PRODUTO_ProjetosModelagemMatemática.pdf536,39 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.