Concepções de modelagem matemática e subsídios para a educação matemática : quatro maneiras de compreendê-la no cenário brasileiro.

Nenhuma Miniatura disponível
Data
2011
Título da Revista
ISSN da Revista
Título de Volume
Editor
Programa de Pós-Graduação em Educação Matemática. Departamento de Matemática, Instituto de Ciências Exatas e Biológicas, Universidade Federal de Ouro Preto.
Resumo
Esta pesquisa tem como objetivo geral articular aspectos metodológicos e teóricos que fundamentam concepções de modelagem matemática existentes na comunidade brasileira de educadores matemáticos e, com base nestes aspectos, delinear possíveis contribuições educacionais dessas concepções. Numa abordagem qualitativa, a pesquisa traz uma revisão bibliográfica sobre o tema, fazendo um estudo sobre conceituações e concepções de pesquisadores em relação à Modelagem Matemática e seus subsídios para a Educação Matemática. Traz também uma pesquisa de campo realizada por meio de questionários abertos respondidos por quatro estudiosos, integrantes da comunidade brasileira de educadores matemáticos, que discursam sobre a modelagem na sala de aula, a saber: Maria Salett Biembengut, Dionísio Burak, Jonei Cerqueira Barbosa e Dale William Bean. As informações obtidas estão sintetizadas em quatro categorias com o objetivo de analisar as concepções dos participantes segundo os questionamentos: O que é modelagem matemática? O que é modelo matemático? Como se faz Modelagem Matemática na sala de aula? Quais são os objetivos para fazer Modelagem Matemática na sala de aula? A terceira etapa da pesquisa é dedicada à retomada dos dados, revisão das apreciações e a consolidação de um relatório final (materializado num documentário textual), visando caracterizar concepções de Modelagem Matemática dos quatro estudiosos e subsídios que essas concepções oferecem para o ensino e aprendizagem, tendo como público-alvo professores de Matemática, em especial aqueles que atuam nos ensinos fundamental e médio.
Descrição
Palavras-chave
Modelagem matemática, Matemática - estudo e ensino, Concepções, Conceptions
Citação
BUENO, V. C. Concepções de modelagem matemática e subsídios para a educação matemática: quatro maneiras de compreendê-la no cenário brasileiro. 2011. 130 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Educação Matemática) – Universidade Federal de Ouro Preto, Ouro Preto, 2011.