Tácito e o principado de Nero.

Nenhuma Miniatura disponível
Data
2012
Título da Revista
ISSN da Revista
Título de Volume
Editor
Programa de Pós-Graduação em História. Departamento de História, Instituto de Ciências Humanas e Sociais, Universidade Federal de Ouro Preto.
Resumo
Essa dissertação de mestrado se dedica ao estudo do principado de Nero através de duas fontes do gênero historia, produzidas por um senador romano de nome Públio Cornélio Tácito, e intituladas como Anais e Histórias. Nosso objetivo é observar como a narrativa referente aos anos do governo neroniano pode ser lida, pelo menos do ponto de vista de Tácito, através de uma ótica que privilegie as interações sociais entre o imperador, a aristocracia e outros grupos sociais que compunham a respublica romana, como as mulheres, os libertos, os escravos e os exércitos. Essa nova ótica, que foi construída através do estudo das obras taciteanas em diálogo com a literatura sobre a produção de discursos na antiguidade, a exemplo de Aristóteles, serviu para apresentarmos como esses constantes conflitos também podem ser lidos através de uma noção diferente daquela que considera as produções históricas como produções literárias sem compromisso com a veracidade dos fatos. Ou seja, através desse estudo, observamos que os conflitos entre o imperador e os seus súditos podem assumir na historiografia taciteana o papel de elementos de deleite, pois prendem a atenção da audiência, como também podem assumir características de “evidência” textual, demonstrando que os fatos prosseguiram dessa determinada maneira. Visto essas considerações, apresentamos como essa leitura do governo neroniano, em Tácito, auxilia-nos na compreensão de novas maneiras de pensarmos a organização política e social dos primeiros anos do principado romano, diferente daquelas leituras calcadas em críticas a condutas individuais dos imperadores.
Descrição
Palavras-chave
Roma - história - império, 30A. C - 28D. C, Cornélio Tácito, Nero - Imperador de Roma, Retórica
Citação
BELCHIOR, Y. K. Tácito e o principado de Nero. 2012. 156 f. Dissertação (Mestrado em História) - Universidade Federal de Ouro Preto, Mariana, 2012.