Please use this identifier to cite or link to this item: http://www.repositorio.ufop.br/handle/123456789/2426
Title: A arte e a educação em Platão e Schiller.
Authors: Azzi, Rafael
metadata.dc.contributor.advisor: Castro, Pedro Sussekind Viveiros de
Keywords: Filosofia antiga
Filosofia alemã
Educação filosofia
Estética
Issue Date: 2011
Publisher: Programa de Pós-Graduação em Filosofia. Departamento de Filosofia, Instituto de Filosofia, Artes e Cultura, Universidade Federal de Ouro Preto.
Citation: AZZI, R. A arte e a educação em Platão e Schiller. 2011. 104 f. Dissertação (Mestrado em Filosofia) - Universidade Federal de Ouro Preto, Ouro Preto, 2011.
Abstract: Essa dissertação problematiza a interação entre a estética e outros campos filosóficos, como a ética, a política e a pedagogia. Para tanto, duas obras filosóficas são postas em cena: A República, de Platão, e A Educação Estética do Homem, de Friedrich Schiller. Platão se insere no contexto grego, no qual o campo das artes se encontra conectado a outros saberes, e propõe um novo tipo de saber, em que a arte estaria subordinada a outros valores. Schiller, na aurora da modernidade, defende a autonomia do estético, sem, no entanto, prescindir da função educadora e formativa que a arte favorece. Desse modo, este estudo se propõe a criar um diálogo entre as duas concepções, a fim de analisar suas convergências e divergências.
URI: http://www.repositorio.ufop.br/handle/123456789/2426
Appears in Collections:PPGEFA - Mestrado (Dissertações)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
DISSERTAÇÃO_ArteEducaçãoPlatão.pdf554,92 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.