Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufop.br/jspui/handle/123456789/2426
Título: A arte e a educação em Platão e Schiller.
Autor(es): Azzi, Rafael
Orientador(es): Castro, Pedro Sussekind Viveiros de
Palavras-chave: Filosofia antiga
Filosofia alemã
Educação filosofia
Estética
Data do documento: 2011
Editora / Evento / Instituição: Programa de Pós-Graduação em Filosofia. Departamento de Filosofia, Instituto de Filosofia, Artes e Cultura, Universidade Federal de Ouro Preto.
Referência: AZZI, R. A arte e a educação em Platão e Schiller. 2011. 104 f. Dissertação (Mestrado em Filosofia) - Universidade Federal de Ouro Preto, Ouro Preto, 2011.
Resumo: Essa dissertação problematiza a interação entre a estética e outros campos filosóficos, como a ética, a política e a pedagogia. Para tanto, duas obras filosóficas são postas em cena: A República, de Platão, e A Educação Estética do Homem, de Friedrich Schiller. Platão se insere no contexto grego, no qual o campo das artes se encontra conectado a outros saberes, e propõe um novo tipo de saber, em que a arte estaria subordinada a outros valores. Schiller, na aurora da modernidade, defende a autonomia do estético, sem, no entanto, prescindir da função educadora e formativa que a arte favorece. Desse modo, este estudo se propõe a criar um diálogo entre as duas concepções, a fim de analisar suas convergências e divergências.
URI: http://www.repositorio.ufop.br/handle/123456789/2426
Aparece nas coleções:PPGFIL - Mestrado (Dissertações)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
DISSERTAÇÃO_ArteEducaçãoPlatão.pdf554,92 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.