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http://www.repositorio.ufop.br/jspui/handle/123456789/2407
Registro completo de metadados
Campo Dublin Core | Valor | Idioma |
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dc.contributor.advisor | Souza, Guiomar Maria de Grammont Machado de Araújo | pt_BR |
dc.contributor.author | Rocha, Rubens José da | - |
dc.date.accessioned | 2013-03-01T18:23:31Z | - |
dc.date.available | 2013-03-01T18:23:31Z | - |
dc.date.issued | 2009 | - |
dc.identifier.citation | ROCHA, R. J. da. Princípio de razão nos heterônimos. 2009. 117 f. Dissertação (Mestrado em Filosofia) - Universidade Federal de Ouro Preto, Ouro Preto, 2009. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://www.repositorio.ufop.br/handle/123456789/2407 | - |
dc.description.abstract | Trata-se de mostrar como elementos centrais da poesia heteronímica de Fernando Pessoa aparecem como astúcia poética para o problema da legitimação do discurso metafísico quando, após a crítica sistemática às filosofias fundadas na representação, o pensamento é reiteradamente intimado a responder sobre a essência última das coisas. Uma astúcia que condensa os estilhaços deixados pelo desmoronamento do binômio objeto/representação em entes autônomos capazes de organizar-se, na pena do poeta, em duplos heteronímicos dotados de vida, obra e livre-arbítrio, e testemunhar, cada um a seu modo, a obsolescência da aspiração filosófica à universalidade para além do domínio humano da cultura e das ideologias. | pt_BR |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.publisher | Programa de Pós-Graduação em Filosofia. Departamento de Filosofia, Instituto de Filosofia, Artes e Cultura, Universidade Federal de Ouro Preto. | pt_BR |
dc.subject | Estética | pt_BR |
dc.subject | Teoria crítica | pt_BR |
dc.subject | Arte - filosofia | pt_BR |
dc.subject | Fernando Pessoa - crítica e interpretação | pt_BR |
dc.title | Princípio de razão nos heterônimos. | pt_BR |
dc.type | Dissertacao | pt_BR |
dc.description.abstracten | It’s intended to show how main elements of heteronimic poetry of Fernando Pessoa appear as poetic astuteness to legitimation of metaphysic discourse problem as, after the systematic critic to philosophy grounded on representation, thinking is often intimated to answer about the ultimate essence of things. An astuteness which concentrates the ruins left by the collapse of the binomy object/representation on autonomous beings, able to organize themselves, under the poet’s pen, on double heteronoms with life, work and self-control, to witness, each one on his way, the obsolescence of philosophic aspiration to universality beyond the human culture and ideology. | - |
Aparece nas coleções: | PPGFIL - Mestrado (Dissertações) |
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Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
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